DA REDAÇÃO: Produtor deve ter cuidado com o plantio de soja safrinha
Apesar de os preços estimularem o plantio de soja safrinha, a secretaria do Ministério da Agricultura do Mato Grosso não recomenda a prática, uma vez que esta faz com que a lavoura perca a resistência a alguns defensivos, como o glifosato.
Em entrevista para o Mercado & Cia., do Canal Rural, Fernando Adegas, pesquisador da Embrapa Soja, alerta que alguns cuidados realmente devem ser tomados na hora de realizar este tipo de plantio.
A recomendação de Adegas é que não seja utilizado o mesmo herbicida para a soja e para a safrinha. No Brasil, há 5 espécies de plantas daninhas resistentes ao glifosato, por exemplo.
As pesquisas ainda não concordam com uma proibição, mas estimulam a rotação de plantas e de herbicidas para que o sistema se torne mais resistente.
5 comentários
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Liones Severo Porto Alegre - RS
Caro SALVADOR REIS NETO | SANTA TERESA DO OESTE – PR, sobre a safrinha de soja, não vou analisar a parte técnica mas talvez a agricultura de precisão possa reduzir os impactos negativos. Sobre a parte comercial, não vejo problema de aumentar a produção da safrinha gradativamente, dividindo a área com milho safrinha/feijão/etc. Me refiro a um plantio alternado de rotação entre safrinha de milho/feijão e soja, mas sem repetir safrinha de soja todos os anos. Mercado de consumo existe, mas o produtor não é mago em produzir, negociar e executar. Precisam contratar especialistas em comercialização internacional (de preferencia brasileiros). abraços
Liones Severo Porto Alegre - RS
Caro SALVADOR REIS NETO | SANTA TERESA DO OESTE – PR, sobre a safrinha de soja, não vou analisar a parte técnica mas talvez a agricultura de precisão possa reduzir os impactos negativos. Sobre a parte comercial, não vejo problema de aumentar a produção da safrinha gradativamente, dividindo a área com milho safrinha/feijão/etc. Mercado de consumo existe, mas o produtor não é mago em produzir, negociar e executar. Precisam contratar especialistas em comercialização internacional (de preferencia brasileiros). abraços
Leandro Cunha Candiotto Tangará da Serra - MT
Não concordam com proibição???? vão esperar perdermos todos os controles, de ervas e de ferrugem??? é uma vergonha, um pesquisador falar isso. enquanto não aplicarem leis sérias que desestimulem estas praticas vamos continuar os agricultores de 20 anos atrás..... colhendo safras e mais safras recordes e obtendo os lucros de 20 anos atrás.
salvador reis neto santa teresa do oeste - PR
digo aumento na produção de soja.
salvador reis neto santa teresa do oeste - PR
soja safrinha, uma opção viável ou uma ilusão de lucro fácil, enquanto 2 ou 3 plantar ótimo com esse preço parece negocio da china, mas e quando todo mundo embarcar nessa onda e em pouquíssimo tempo produzirmos 30, 40 milhões de toneladas a mais, e o preço despencar com o excesso de soja no mercado, como fica? veja o milho safrinha entra ano e sai ano e os preços sempre deprimidos e o produtor gastando cada vez mais plantando esta ilusão que ele mesmo criou. gostaria de saber do Liones Severo sua opinião soja safrinha afinal existe mercado para um aumento repentino na de soja?