DA REDAÇÃO: Países da América Central abrem mercado para arroz do Brasil

Publicado em 06/06/2014 19:18 e atualizado em 06/06/2014 21:24 563 exibições
Arroz: Brasil começa a exportar seu arroz para países como México, Nicarágua e Costa Rica. Produto nacional tem qualidade superior ao asiático e sistema mais adequado de armazenamento.

O arroz produzido no Brasil está conquistando novos mercados devido a sua qualidade considerada superior. Produtores brasileiros participaram de um Simpósio na Costa Rica, um dos países que passou a comprar o produto nacional.

“O arroz brasileiro está entrando ainda em casca lá (na Costa Rica), que é um país que exige 100% do arroz fortificado... Eles têm sua indústria de beneficiamento e fazem a fortificação com ferro, zinco, etc”. afirmou Henrique Dornelles, presidente da Federarroz. 

Dornelles disse ainda que os compradores pediram que o Brasil mantivesse o padrão de arroz plantado atualmente. “São cultivares e não híbridos, o que permite o aspecto de ‘panela’, que é como chamamos o arroz soltinho, que é o que a América Central gosta”.   

Um dos diferenciais do arroz brasileiro é que ele não é estocado como no Vietnã, China, Índia e Tailândia. “Nós temos sistemas de estoque e armazenagem bastante modernos, enquanto esses outros grandes players ainda secam arroz na beira da estrada e armazenam em galpões, em sacos, correndo um grande risco de contaminação por micro toxinas e roedores”. Dornelles informa ainda que o Brasil já está exportando arroz para o México, Nicarágua e Guatemala. 

Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário