DA REDAÇÃO: Guarapuava (PR) tem estado de calamidade após chuvas do final de semana

Publicado em 09/06/2014 13:11 e atualizado em 09/06/2014 16:26
Chuvas PR: Guarapuava sofre com grandes volumes que atingiram o município durante o final de semana e já decretou estado de emergência. Choveu mais de 400 mm, 30% do previsto para chover em todo o ano. As lavouras de feijão estão muito danificadas. O solo encharcado, o que deverá prejudicar o inicio do plantio de trigo.

A cidade de Guarapuava, no Paraná, foi a que mais sofreu com a grande quantidade de chuva recebida pela Região Sul neste final de semana. De acordo com Rodolpho Botelho, presidente do Sindicato Rural, a chuva trouxe grandes desastres não só para a agricultura, como também para a população, deixando a região em estado de calamidade.

Guarapuava, que possui 1000m de altitude, recebeu 400mm de chuvas no final de semana. Algumas localidades chegaram a receber 500mm. Segundo Botelho, esta quantidade representa quase a metade de toda a chuva prevista para o ano.

Pouca área de trigo foi afetada, uma vez que o plantio nos municípios mais frios só têm início entre junho e julho. Nos municípios mais quentes, alguma área deve sofrer perdas. Também foram danificados o feijão que restava a ser colhido, a canola e a aveia, além da perda de solo, de adubo e de calcário.

O Sindicato Rural trabalha em cima de uma campanha de arrecadação de roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza. A cidade sofre com a falta de água potável e aguarda por um decreto de emergência por parte do Governo Federal, uma vez que a prefeitura e o Governo Estadual já reconheceram a situação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário