DA REDAÇÃO: Produtores rurais de Sidrolândia (MT) irão receber indenização do governo por invasão indígena

Publicado em 20/06/2014 13:10 e atualizado em 20/06/2014 16:58 184 exibições
Questão indígena: Acontece nesta sexta-feira (20), em Brasília (DF), uma nova reunião para definir qual será o valor da indenização que será paga aos produtores da região de Sidrolândia (MT). Produtores tiveram suas propriedades invadidas e o governo sinalizou que irá pagar abaixo do valor de mercado.

Estava marcado para acontecer nesta tarde (20) uma reunião para decidir qual será valor da indenização destinado aos produtores rurais da região de Sidrolândia (MT), que tiveram suas propriedades invadidas por índios da etnia Terenas. Na última semana, houve um encontro entre o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e produtores rurais, mas houve uma divergência para o valor da indenização.

O diretor-secretário da Famasul, Ruy Fachini Filho, explica que o Incra fez uma avaliação nas terras que foram invadidas e calcularam um valor abaixo ao de mercado. Em contrapartida, os produtores rurais prepararam um novo laudo para ser apresentado, que mesmo sendo inferior ao justo, irão aceitar como indenização. A decisão terá de ser tomada até o dia 30 de junho, por isso, há a urgência de que o assunto seja resolvido o quanto antes.

Para Fachini, a indenização é um passo para os problemas ligados a questão indígena, mas não deve ser a única questão a ser tratada e as autoridades precisam começar a assumir a responsabilidade sobre os conflitos. "Índio não precisa só terra. Precisa de saúde e educação, são dois pontos importantes para ele poder viver. É muito sério passar toda essa responsabilidade para o produtor rural”, argumenta o diretor-secretário. 

 

Por:
Kellen Severo // Sandy Quintans
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário