DA REDAÇÃO: Produtividade do milho safrinha em MG está abaixo das expectativas

Publicado em 20/06/2014 19:07 e atualizado em 21/06/2014 11:23
Milho: a produção na segunda safra do milho em MG está abaixo do esperado pelos produtores. O atraso das chuvas durante a plantação de soja afetou o início da safra do milho em grande parte das propriedades. Mesmo assim, a expectativa para a próxima safra é de aumento na área plantada do estado, assim como acontece no Mato Grosso.

Os produtores rurais de Minas Gerais esperavam mais da produtividade da segunda safra do milho (safrinha) no estado. O atraso da plantação de soja, em virtude de um maior período de estiagem, acabou retardando também o plantio do milho. 

Os produtores que conseguiram fazer o plantio dentro do mês de fevereiro ainda conseguiram obter um patamar mais elevado na produção. Já, os que estenderam a ação para o final do mesmo mês ou início de março tiveram o milho afetado em virtude das poucas chuvas que caíram até maio. Mesmo assim, a média de 100 sacas por hectare ainda deixa os produtores da região de Patos de Minas otimistas. “Essa renda é necessária para completar a da soja, que em grande parte acontece em áreas arrendadas, cujo arrendo teve alto custo, e que foram bastante afetadas por pragas. Então, os produtores estão esperançosos de obter essas 100 sacas por hectare”, disse Fabrício Andrade Barbosa, engenheiro agrônomo.

Neste ano, já foi sentido um aumento na área ocupada pela plantação do milho safrinha e a tendência é de que ela continue se expandindo, a exemplo do que já acontece no estado do Mato Grosso. Em virtude do atendimento aos granjeiros da região e do veranico que atingiu a regão, os estoques no oeste mineiro estão baixos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo / Fernando Pratti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário