DA REDAÇÃO: Chaco paraguaio é referência na produção de pecuária com alta tecnologia

Publicado em 15/08/2014 14:00 e atualizado em 28/02/2020 20:38
Paraguai: Região do Chaco, antes deserta, é considerada nova fronteira agrícola com área de pecuária de alta tecnologia e baixos custos de produção. Após estudos do USDA, próximo passo é ser referência na produção de soja.

A região do Chaco, no Paraguai, desponta como uma área de pecuária com alta tecnologia e baixos custos de produção. O diretor comercial da Cotripar, Bruno Vefago, conta que, como o pasto já possui sal, os pecuaristas economizam na hora de alimentar o gado.

Antes deserta, a região conta com alguns grupos de brasileiros que introduziram a pecuária. Apesar das dificuldades ainda presentes, a fertilidade do solo, segundo Vefago, é tão grande que o animal possui uma boa terminação. "A melhor carne do mundo está no Chaco", afirma.

Vefago conta também que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) já realizou um experimento na área para desenvolver variedades de soja para a produção, considerando a produtividade e fertilidade do solo. "O USDA está levando 500 variedades de soja aptas ao calor para que o Chaco paraguaio seja mais uma região de produção de soja".

Nos últimos anos, as terras no Chaco multiplicaram por 10. Existem algumas dificuldades de logística, mas existe um projeto conjunto dos governos paraguaio e brasileiro para desenvolver a Bi-Oceânica, que liga o Brasil ao Pacífico. Vefago acredita que, com o projeto, a região irá "explodir em produtividade e rentabilidade".

Grãos

No leste do Paraguai, os produtores tiveram safras recorde de soja e milho. A produtividade dobrou em sete anos, apesar do baixo preço praticado no momento - os produtores, atualmente, recebem 19 dólares por saca. "Temos que deixar os americanos vender barato e vender a soja mais cara no ano que vem", aconselha.

Chaco Paraguaio 5

Chaco Paraguaio 4

Chaco Paraguaio 3

Chaco Paraguaio 2

Chaco Paraguaio

Chaco Paraguaio 6

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi // Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário