Em Campos de Júlio (MT), colheita da soja chega a 75% e o plantio do milho alcança 70%

Publicado em 19/02/2015 09:40
Safra 2014/15: Em Campos de Júlio (MT), colheita da soja chega a 75% e o plantio do milho a 70%. Com clima regular, produtores poderão colher a melhor safra dos últimos cinco anos. Chuvas também beneficiam as plantações do cereal, que registram uma redução nos investimentos. Custos estão mais altos, especialmente em relação ao frete. Saca do grão é cotada a R$ 16,00 na localidade.

Campos de Júlio (MT) tem 75% do plantio de soja colhido e 70% dessa área cultivada com milho da safrinha.


O clima regular durante o desenvolvimento da cultura ajudaram a registrar a melhor safra dos últimos 5 anos em produtividade e qualidade de grão. Uma situação contrária do que vem sendo registrado em outras regiões do Mato Grosso, com grandes períodos de estiagem e altas temperaturas.  Para o produtor rural, Ademir Rostirolla, mesmo que haja chuva nos próximos 10 dias não há expectativa de perdas para o agricultor. 


Já com relação ao preço e custo de produção, os produtores não comemoram da mesma forma. O frete interno – de frente da lavoura até o armazém , por exemplo, sofreu aumento de 25% em relação ao ano passado. E a insegurança com os preços futuros causou uma redução na aplicação de tecnologia. Hoje a saca gira em torno de U$ 17,00, e os produtores estimavam preços por volta de U$ 20,00 a U$ 21,00/saca.


Mesmo com esse cenário de boa produção o agricultor encontra dificuldade na comercialização, por conta da instabilidade do mercado, só 50% da produção de soja foi comercializada.


As chuvas também beneficiaram a plantação do milho safrinha, que tem perspectiva de terminar o plantio até o final de fevereiro. Uma produtividade estimada de 5,2 a 5,8 mil quilos por hectare, que por conta de baixos investimentos em tecnologia e oscilação nos preços, a safra 2015 deve ficar abaixo da produção de 2013/2014.


Mas de acordo com Ademir Rostirolla, os produtores de Campos de Júlio têm mais segurança nos preços por conta da empresa de etanol que compra 20% da produção de milho do município. A saca do milho esta sendo vendido a R$ 16,00 na região, um preço que dá sustentabilidade a segunda saca, e cobre os custos de produção.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário