EXCLUSIVO: Atraso das chuvas no MT compromete o plantio da safrinha de milho

Publicado em 01/10/2010 14:14 e atualizado em 01/10/2010 17:49
456 exibições
Soja: o meio-norte do MT ainda não tem condições de fazer o plantio. As chuvas deste final de semana serão fracas, e a sequência, a partir de 15 de outubro, ainda não garante a brotação. Haverá atraso no plantio da safrinha do milho no MT.

 

A seca prolongada no meio-norte do Mato Grosso ainda não permitiu aos sojicultores iniciar o plantio do grão e mesmo com as chuvas previstas para o final de semana, fracas, serão suficientes para agüentar até 15 de outubro, quando então as precipitações chegam com intensidade, garante a brotação da planta. Situação pior é para o milho da safrinha, já atrasado.

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

O presidente do sindicato rural de Lucas do Rio Verde, Julio Cimpak, relata que existe a possibilidade de perda das sementes lançadas ao solo por produtores que estão arriscando o início do plantio. A lavoura de soja pode agüentar até 20 de outubro para ser iniciada. O risco maior do milho é para com os estoques que não devem ser suficientes até o plantio da safrinha.

 

As chuvas deste final de semana devem atingir 15 milímetros, mas a reserva hídrica necessária ao solo mato-grossense é de 80 a 100 milímetros, previstas para começar na segunda quinzena de outubro.

Fonte: Redação NA

Nenhum comentário