DA REDAÇÃO: Início do próximo ano deve ser favorável para os preços da soja

Publicado em 20/09/2011 13:34 e atualizado em 20/09/2011 17:07
Soja: queda dos preços traz investidores novamente comprando posições e eleva cotações em Chicago nesta terça-feira. China deve manter suas compras, mas início da colheita nos EUA tende a pressionar mercado no curto prazo.
A pressão nos preços da soja exercida pela entrada da safra norte-americana deve manter-se até o mês de dezembro. Porém, para o início de 2012, as expectativas são de preços melhores. É justamente nesse período que a safra da oleaginosa brasileira entra no mercado.

Um patamar de preços muito mais altos, como tem sido esperado, só viria com a ocorrência de perdas no rendimento da América do Sul. Na verdade, para Liones Severo, analista de mercado, o cenário atual já tem sido satisfatório; “em nível de preços, é o segundo maior da história e extremamente rentável para o produtor”, diz.

Como ainda há muita soja da safra passada para ser vendida, o analista recomenda que se aproveite os preços atuais. “Nunca se sabe o futuro próximo; pelo menos agora é possível garantir uma boa renda”.

Importação da China
Nesta segunda-feira, os chineses optaram por comprar a soja dos Estados Unidos. “Eles compram onde está mais barato”, justifica Severo. O país, que iniciou as importações de soja em 1996, ainda é um mercado recente e pujante, que “não deve mudar por um bom tempo”, explica o analista.

Comprando um padrão de 4,5 a 5 milhões de toneladas da oleaginosa por mês, a China tem uma atitude comercial diferente da brasileira, que valoriza o presente. “Isso faz muito sentido porque traz um bom ritmo de desenvolvimento”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário