DA REDAÇÃO: Mercado para frutas natalinas segue aquecido, com preços estáveis para o produtor

Publicado em 05/12/2011 11:07 e atualizado em 05/12/2011 15:52
Hortifruti: Mercado para frutas natalinas segue aquecido, com bons preços para o produtor. Já legumes e verduras operam em queda diante da fraca demanda.
O mercado de frutas natalinas segue aquecido, com preços atrativos para o produtor. "Todas as frutas de caroço como ameixa, pêssego, nectarina, uva, cereja são bastante procuradas nesta época do ano com excelente volume ofertado e preço estável para o produtor", comenta o economista do Ceagesp, Flávio Godas.

De acordo ele, os preços praticados hoje remuneram a produção porém, a margem de lucratividade para a maioria das culturas não está tão acentuada nesta época do ano. No caso da uva, por exemplo, a realidade é outra. Os preços apresentaram um aumento de cerca de 15% em relação ao ano passado, confirmando uma rentabilidade expressiva para o produtor da cultura.

De um modo geral, o consumo de verduras e legumes sofrem uma retração sazonal nesta época do ano. "Não tivemos problemas climáticos nas principais culturas... os produtos estão com boa oferta e excelente qualidade mas, preços não estão satisfatórios para o produtor", comenta. 

Com a chegada do verão, período  marcado por altas temperaturas e maior concentração das chuvas, o quadro deve se inverter principalmente para os produtos mais sensíveis como tomate, abobrinha, alface, rúcula escarola, brócolis e couve-flor, por exemplo. "Todos esses produtos sentem muitos os efeitos negativos da época. No final de dezembro e principalmente início de janeiro a tendência é que  quantidade ofertada desses produtos diminua bastante e haja elevação dos preços.", conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário