Irrigação melhora desempenho do feijoeiro no campo e agrega produtividade

Publicado em 28/08/2017 13:42


José Roberto de Menezes, consultor em Manejo de Sistemas Tropicais irrigados trouxe informações sobre a irrigação do feijoeiro. O feijão é uma hortaliça de consumo regional, todo povo tem o seu feijão. O Brasil consome 250 mil sacas de feijão por dia e a agricultura irrigada tem um papel fundamental na produção de feijão no Brasil.

Através da irrigação é possível regularizar a oferta de feijão, melhorar a qualidade da cultivar produzida e reduzir o custo. A irrigação tem todos os condicionantes favoráveis para melhorar a qualidade do feijão, além de criar um desenvolvimento da cultura e proporcionar um ambiente favorável de colheita, ou seja, produzir mais e de melhor qualidade.

Como por exemplo: 1kg de feijão irrigado, produz de 4/5 kg de feijão cozido, enquanto o feijão de chuva e cerqueiro produz de 3/4 kg de feijão cozido.

A produtividade média de cerqueiro no Brasil é de 550kg por hectare e a produtividade de 2.400kg por hectare. Mais de 5 vezes a produtividade média.

A lavoura irrigada consome 30% a menos nutrientes que a lavoura de cequeiro, já que durante o período de veranico não há absorção de nutrientes.

Para José Roberto o modelo de irrigação mais adequado para o Brasil é o complementar, que estimula a irrrigação para corrigir os prejuízos no período de veranico. O Brasil tem na região central tem de 2/3 veranicos por 7 dias no ano e a cada 3 anos um veranico de 21 dias. Reduzindo mais de 50% o potencial produtivo das lavouras no Brasil.

Goiás, parte do Mato Grosso e São paulo são regiões adequadas para a irrigação, já que possuem um grande potencial de desenvolvimento.

A agricultura irrigada possui custo de 7/8 mil por hectare, ou seja, um hecatre irrigado, no Vale de Araguaia e outros rios, vai custar de R$20.000, enquanto cerqueiro (Paraná, algumas regiões do Mato Grosso), vai custar R$30.000.

Hoje o Brasil desperdiça mais de 200 dias de sol e temperatura favorável e a irrigação pode corrigir isso. O feijão irrigado de terceira safra tem uma série de vantagens, e uma dar certezas é que não terão perdas.

A lavoura de feijão é a que mais tem pago o custo dos equipamentos de feijão no Brasil.Para obter um retorno do investimento da irrigação, vai depender do custo de feijão. Seriam necessários de 3/4 anos, para cobrir os custos.

Todos os projetos irrigados aumentam a vazão do rio, é uma maneira economicamente viável. A irrigação é uma necessidade para o Brasil disiciplinar a oferta de água.

Hoje é possível ter variedades de ciclo de 85/90 dias e ciclo curto de 65/70 dias. Custo de irrigação gira em torno de 400/500 por hectare (custo de energia elétrica e manutenção de feijão). Ou seja, 4/5 sacas de feijão por hectare. Enquanto o aumento de produtividade é mais de 2 mil kg.

O consultor José Roberto finaliza afirmando que o Brasil precisa exportar com qualidade, para ter um horizonte de mercado de 4/5 anos. Exportar o  excesso é prejuizo, é preciso ter consciência a longo prazo, parar criar um bom mercado.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Bruna Fernandes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário