Oferta curta faz feijão carioca alcançar os R$250,00/saca e cotações devem seguir firmes até fevereiro

Publicado em 22/11/2019 14:29
Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE
Mas apesar dos bons preços, Ibrafe alerta que a corrida por plantio a partir de agora, pode gerar excesso de oferta em março de 2020

Podcast

Mercado do Feijão - Entrevista com Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE

Download

LOGO nalogo

O preço do feijão carioca está favorável para quem já plantou e está prestes a começar a colheita, de acordo com Marcelo Eduardo Lüders, presidente do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), de Curitiba (PR). Entertanto, ele alerta para que agricultores não se deslumbrem com o aquecimento do mercado e comecem a plantar agora para colher a partir de março, sob o risco de ter muita oferta e pressão nos preços. 

Segundo ele, em São Paulo, por exemplo, onde o produtor teve dificuldades em áreas não irrigadas, ou até nas irrigadas, mas sem outorga para o funcionamento do pivô acima de 250, até 300 reais dependendo da região. 

-- "O produtor vem administrando porque tem os números e tem a noção do tamanho do do déficit que temos. Até a próxima safra nós temos dezembro, janeiro, fevereiro, muito provavelmente em março e abril é que nós teremos um volume maior para regularizar o abastecimento", explica.

O presidente do Ibrafe afirma que plantar feijão carioca no momento é muito arriscado devido ao "efeito manada", que pode acabar gerando sobreoferta.

A estratégia de Lüders para o agricultor que precisa plantar é optar por outras variedades de feijão, principalmente as exportáveis, como feijão rajado ou feijão vermelho. De acordo com ele, o feijão preto também se configura como uma boa opção porque a China, que é um país que exporta muito feijão, está reduzindo as áreas plantadas, então a Argentina fica como provedora na primeira safra até maio do ano que vem. A expectativa é que, dentro de cerca de dois anos, o Brasil também comece, aos poucos, a exportar esta variedade.

-- "Por exemplo, o feijão argentino vai ser vendido pro México, pra Costa Rica, pra Venezuela em troca de petróleo, pra Cuba, esses mercados da américa central vão precisar ser supridos. Paralelo a isso, o clima não está favorável, como não foi pra soja, nos Estados Unidos há perdas em feijões, ainda a ser quantificadas, e nós não vamos ter no mundo a quantidade de feijão que nós tivemos no ano passado", explica. 

Apesar de ser uma boa alternativa, Lüders afirma que perspectiva é que não haja alta acelerada para o feijão preto, porque a colheita do grão já começou no interior do Paraná, e ainda há estoque. "Nós tivemos perda de qualidade no feijão preto, acabou abastecendo o mercado com preço baixo. Hoje está em torno de 150 reais, então trazer da Argentina já não é maois uma opção no momento, com a safra começando. Durante janeiro e fevereiro, provavelmente teremos venda maior de volume de feijão preto por causa da alta do feijão carioca".

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário