Suínos e Frangos: Custos de produção têm aumento com alta da energia elétrica e preços mais caros da ração, mostra Embrapa

Publicado em 27/04/2015 10:01
Suínos e Frango: Custos de produção sobem, em março, pela primeira vez em 2015 com peso do aumento da energia elétrica - impactando em mais de 20% - e do preço das rações, principalmente o farelo de soja, que subiu 2,6%. Mão-de-obra e instalações e equipamentos também devem trazer aumento nos custos.

O levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves revela que depois de registrarem quedas nos meses de janeiro e fevereiro, os custos de produção de suínos e de frangos de corte subiram pela primeira vez em 2015 no mês de março.

O ICPFrango/Embrapa fechou o mês em 175,16 pontos, alta de 4,1% em relação a fevereiro. Em 2015, o índice acumula aumento de 0,14%. Já o ICPSuíno/Embrapa de março foi de 177,13 pontos, acréscimo de 2,4% em relação a fevereiro. No ano, o índice aponta alta de 1,32%.

Segundo Ari Jarbas Sandi, analista da Embrapa Suínos e Aves, esse mudança é reflexo no aumento do custo com a ração - que representa 70% do custo total - e no mês de março sofreu elevação de 2% "puxado principalmente pelo farelo de soja", explica.

Outro fator determinante foi o custo com a energia elétrica "que teve um impacto de 22,2% no custo final dos suínos, embora o peso de participação do item energia elétrica seja baixo, em torno de 0,5% a 0,6%", afirma o analista.

No entanto o impacto maior é sobre a produção de aves, onde a energia elétrica representa 1,5% do custo total da produção, pois a necessidade de equipamentos para controlar a temperatura nas granjas é maior.

"Outro fator importante é a questão da lenha ou gás para aquecer as instalações. Geralmente as regiões onde não tem a disponibilidade de lenha é utilizado Gás Liquefeito de Petróleo, que está diretamente relacionado ao aumento do petróleo e da gasolina", completa o analista.

Além disso, durante o mês de março, Sandi afirmou que houve um aumento significativo no frete, que ainda não foi contabilizado neste levantamento, mas que possivelmente deverá impactar o custo no próximo mês.

Contudo, o recuo do dólar na última semana derrubou o preço da soja, e esse novo cenário pode favorecer a composição do preço da ração, e consequentemente diminuir os custos de produção de suínos e frangos.

Vale lembrar que no caso dos suínos, o mercado tem registrado consecutivas baixas. Na última sexta-feira (24) a semana encerrou em queda nas principais praças, sendo a referência Rio Grande do Sul negociada em R$ 3,03 pelo quilo do vivo. Para Sandi, esse fator "colocando o produtor em uma situação de risco, tal qual verificados em outros momentos, como por exemplo, 2008 e 2012", ressalta.

Essas baixas são consequência de uma demanda fraca em grande parte do país. Segundo informações do Cepea, o cenário levou os preços do suíno aos menores patamares do ano em grande parte das regiões pesquisadas.

"No mercado interno vivemos um momento de instabilidade política e certamente o consumidor tende a substituir alguns produtos por outro. Então, creio que a demanda - principalmente no mercado interno - ela deve se repetir o que aconteceu em 2014 e permanecer em torno de 15 kg per capita ano", conclui Jarbas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário