Preços do leite pagos ao produtor seguem em alta pelo quinto mês consecutivo, porém ritmo das elevações é mais lento e demanda está fraca

Publicado em 05/08/2015 16:49
Preços do leite pagos ao produtor seguem em alta pelo quinto mês consecutivo, porém ritmo das elevações é mais lento e demanda está fraca

O preço do leite pago ao produtor segue em alta no mercado nacional pelo quinto mês consecutivo, mesmo com o aumento na captação por parte da indústria. O valor líquido do leite em julho, na média do país foi de R$ 0,9760/litro, alta de 2,34% frente ao mês anterior, mas queda de 11% na comparação com junho de 2014. O preço bruto foi de R$ 1,0641/litro, elevação de 2,19% em relação a junho, porém com recuo 11% de em 12 meses, em termos reais, aponta o levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Segundo a analista do Cepea, Wagner Yanaguizawa, por conta de demanda fraca, reflexo da diminuição no poder de compra da população, esses aumentos típicos do período de entressafra apesar de ocorrerem nos últimos meses, ainda estão abaixo da média registrada no mesmo período do ano passado.

"Nos anos anteriores a média de evolução nos preços era de 3 a 4 centavos de um mês para o outro, e neste ano não passa de 1 centavo, por causa da falta de liquidez da indústria", explica o analista.

Crescendo em um ritmo acelerado estão os custos de produção que refletem o aumento no preço da energia elétrica, do combustível e até mesmo das matérias primas que tiveram uma forte reação nos preços nos últimos meses. "A receita acumulada apresentou uma valorização de 2,5%, enquanto os custos aumentaram 4%, mostrando claramente o descompasso entre os custos e a receita do produtor", pondera Yanaguizawa.

Com relação à produção de leite, o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L/Cepea) teve alta de 4,28% de maio para junho e de expressivos 11,12% em relação a junho de 2014. Segundo o levantamento o bom regime de chuvas nas regiões Sul e Nordeste, atrelado ao período de safra sulista resultaram nesse cenário.

Diante disso, 28,6% os laticínios pesquisados pelo Cepea acreditam em alta nos preços para o mês de agosto, 39% sinalizam estabilidade e 32% esperam desvalorização.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário