Excedente de suínos, por demanda interna e externa lenta, derruba preços e desanima setor no melhor período do ano

Publicado em 18/12/2017 14:02
Desde setembro o valor do quilo não reage, por conta de uma oferta que foi planejada 1 ano antes (ciclo de engorda nas granjas) e cuja demanda não respondeu. Controle de produção deve entrar na pauta do setor, embora “seja muito difícil fazer isso acontecer no Brasil”.

LOGO nalogo

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivânio Luiz de Lorenzi, destaca que a expectativa era de um momento positivo para o mercado de suínos nos meses de setembro e outubro, mas este fator não ocorreu. O estado enfrenta uma estabilidade no preço pago para os integrados e quedas semanais de preço para os integrados, "inviabilizando a produção de suínos".

Os meses de janeiro e fevereiro são conhecidos por estabilizar o mercado ou sinalizar uma queda. Lorenzi conta que era aguardado um lucro neste final de ano para que os produtores pudessem trabalhar tranquilos no início do ano, o que não ocorreu.

Segundo o presidente, a queda foi motivada com um excesso de produção, principalmente porque as empresas aumentaram em 10% o abate de suínos, mas, da parte dos consumidores, o mercado não teve êxito.

Ele também destaca que as exportações não são parâmetro para a melhora de preços dos produtores, até porque as empresas perderam lucratividade em reais. "O Brasil cresceu na produção e perdeu na exportação", disse.

Durante os meses de março a novembro, os suinocultores encontraram preços mais estáveis de milho e do farelo de soja, o que fez com que o ano só não fechasse em vermelho em função dos custos de produção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário