Importações e crise econômica derrubam mais de 4 mi/l da produção de leite do RS e 20 mil famílias já deixaram o negócio
Podcast
Famílias deixam a produção de leite, com Liane Brackmann - Presidente do Sindicato dos Trab. Rurais de Teutônia e Westfália
Download
No estado do Rio Grande do Sul, os agricultores familiares optaram por não produzir mais leite em função das importações do Uruguai e da crise econômica no Brasil que afetou o consumo. Com isso, mais de quatro milhões de litros deixam de ser produzidas.
Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Teutônia e Westfália, Liane Brackmann, a região do Vale do Taquarí é responsável por produzir cerca de um milhão de litros diariamente. “Nós diminuímos a produção com o número de produtores que deixam o setor em função das fraudes que foram descobertas em 2015. Porém, o leite do nosso estado é o mais fiscalizado”, afirma.
Apesar dos acordos que existem no mercosul, a liderança saliente que é preciso rever as realidades de cada país. “A gente sabe que o mercado é livre, mas nós tivemos uma importação de leite liberada pelo o Ministério da Agricultura no segundo semestre de 2016 e nós dizíamos que isso iria gerar graves problemas aos produtores locais”, comenta.
Contudo, aproximadamente 20 mil agricultores familiares deixaram o setor em todo o estado, sendo que no município de Teutônia foram 165 produtores. Atualmente, a referência do leite ao produtor referente ao mês de abril nas cooperativas está em torno de R$ 01,05 por litro.
“Esse valor é inviável, pois não cobre os custos de produção e não deixam margens de lucros. Ainda mais com aumento da soja e do milho nos últimos meses”, finaliza.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA