Faturamento com exportação de frango para países da Liga Árabe aumenta 7,5% no 1º semestre
![]()
As exportações brasileiras de carne de frango para os países da Liga Árabe cresceram, em faturamento, 7,5% neste primeiro semestre comparado ao mesmo período de 2020, mas em volume, segue 4,5% inferior, conforme explica o secretário geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour.
De acordo com ele, essa discrepância se dá devido ao fator cambial, uma vez que a relação dólar X real fez com que os pagamentos fossem mais favoráveis ao Brasil. Entretanto, ele projeta que até o final do ano os volumes embarcados devem crescer e "2021 deve fechar com resultados melhores que ano passado".
Uma das surpresas entre o levantamento feito pela Câmara foi o desempenho da Arábia Saudita, que aumentou a quantidade de carne de frango importada do Brasil em 12,54%, e o faturamento em 29,23%.
O desempenho saudita na parceria comercial dom o Brasil surpreende porque no início de maio deste ano, a Arábia Saudita embargou a habilitação de 11 frigoríficos processadores de carnes de aves do Brasil.
Segundo Mansour, ainda que os sauditas estejam se preparando para aumentar a produção local de carne de aves, isso não deve se concretizar no curto prazo, dada a estrutura que precisa ser desenvolvida no país, mas também pelo preço competitivo da proteína brasileira.
"Acredito que a Arábia Saudita deva manter ou até aumentar as importações da carne brasileira. Outros países árabes também são promissores para este segundo semestre, como Egito, Emirados Árabes e Catar, com a melhora na economia, avanço da vacinação contra a Covid-19 e retomada do turismo", disse.
0 comentário
Diplomacia e status sanitário estimulam as exportações de suínos do Paraná
Exportações de carne de frango e de carne suína registram alta em janeiro
Ovos/Cepea: Preços avançam pela 2ª semana consecutiva; altas chegam a 28%
Frango/Cepea: Preço cai pelo 3º mês seguido e opera no patamar de gripe aviária
Treinamento no RS orienta responsáveis técnicos sobre nova certificação de Granjas de Reprodutores Suínos
Estudo revela colapso precoce do sistema imunológico em suínos infectados pela Peste Suína Africana