Pequenos criadores de animais terão alternativa para facilitar compra de milho

Publicado em 13/01/2022 14:38 e atualizado em 13/01/2022 15:21 881 exibições
Eugênio Zanetti - Vice-Presidente da Fetag-RS
De acordo com presidente da Fetag-RS, mecanismo de compra permite que o produtor rural adquira o insumo com preços reduzidos

Podcast

Entrevista com Eugênio Zanetti - Vice-Presidente da Fetag-RS sobre o Acesso dos criadores de animais ao milho

Logotipo Notícias Agrícolas

Neste início de janeiro o Governo Federal publicou lei que define o Programa de Venda em Balcão (ProVB) com o objetivo de favorecer pequenos criadores de animais na aquisição de milho. De acordo com Eugênio Zanetti, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), essa é uma boa alternativa, principalmente para os produtores da região Sul, que sofrem mais uma vez com a estiagem e perda nas safras de grãos. 

Segundo ele, com essa possibilidade, o produtor consegue adquirir o milho com preços cerca de R$ 5,00 mais barato por saca do que é costumeiramente visto no mercado. "A cada 15 dias a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) faz uma tomada de preços e estabelece uma média, e esse preço mais em conta vai para esta modalidade", disse.

Ele explica ainda que o criador precisa estar com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP-Pronaf) ativa, e para ter acesso ao insumo, deve procurar o sindicato rural do Município para fazer a aquisição.

"No Sindicato o criador vai ter todas as instruções de quais documentos precisa ter em mãos e de quanto de milho vai poder comprar, uma vez que é pré-definida uma quantidade de milho por animal (diferente para bovinos, suínos, aves, peixes...) e aí se faz a conta multiplicando pela quantidade de cabeças na propriedade", diz.

O produtor então paga um boleto referente à quantidade comprada e depois recebe a autorização para retirar o insumo em um armazém credenciado da Conab. 

Por:
Letícia Guimarães dos Santos
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário