Na região de Cornélio Procópio (PR), plantio do trigo registra atraso de 10% devido ao clima mais seco

Publicado em 08/05/2015 10:36
Na região de Cornélio Procópio (PR), plantio do trigo registra atraso de 10% devido ao clima mais seco. Expectativa é de redução na área destinada ao cereal nesta temporada. Produtores deveriam finalizar o cultivo do grão nos próximos 10 dias, mas cenário não deve se confirmar. Custos de produção subiram entre 10% a 12% na localidade e ainda não há sinalização de preços para a saca do trigo.

O atraso no plantio do trigo chega a 10% na região de Cornélio Procópio (PR). A situação é decorrente do clima, que permanece seco e também do sol forte, que impede a evolução nos trabalhos nos campos. No estado, a semeadura chegou a 30% da área estimada para essa safra nesta semana, conforme boletim informativo do Deral (Departamento de Economia Rural). Número que representa um atraso de 6% se comparado com o mesmo período do ano passado.

Na visão do presidente do Sindicato Rural do município, Floriano José Leite Ribeiro, em torno de 20% da área ainda precisa ser cultivada. “Porém, não podemos garantir que serão semeadas, isso dependerá do comportamento do clima. As chuvas têm sido escassas na nossa cidade”, destaca.

Na região, os produtores deveriam finalizar o plantio do trigo nos próximos 10 dias, entretanto, o presidente sinaliza que o cenário não deve se confirmar. “Se finalizarmos o cultivo depois desse período poderemos ter uma produtividade mais baixa. E, por enquanto, o tempo está firme, sem sinal de chuvas, com isso, deveremos ter um decréscimo na área semeada com o grão”, completa Ribeiro.

Diante desse quadro, a produtividade média das lavouras deverá registrar uma queda e ficar em torno de 90 sacas de trigo por alqueire, conforme ressalta o presidente. Por outro lado, os custos de produção apresentaram uma elevação entre 10% a 12% nesta safra, principalmente por conta da valorização do câmbio que impactou os valores dos insumos.

“Há uma incerteza muito grande por parte dos produtores rurais em relação aos resultados financeiros do trigo. E, nesse momento ainda não temos uma referência de preços, existe muita conversa, mas não temos uma certeza para o agricultor”, diz Ribeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário