Clima pode fazer com que Ucrânia corte área de cultivo de inverno em 500.000 hectares - trigo é o maior afetado

Publicado em 11/10/2016 10:18

Chuvas torrenciais sobre maior parte da Ucrânia, após uma seca severa, podem fazer com que cerca de 500.000 hectares de área destinada ao cultivo de inverno não sejam semeados.

A área já semeada está apenas em 64% do planejado e há uma alta probabilidade de que cerca de 15% a 20% dessa área não seja semeada, o que representa os 500.000 hectares, sendo que a maior parte é de trigo.

"A perspectiva é bastante assustadora", disse Tetyana Adamenko, chefe do Departamento de Agricultura do centro de climatologia do pais.

Adamenko disse que ao menos metade das regiões da Ucrânia sofreram com seca durante a segunda metade do verão e no começo do outono, portanto, as incertezas nas perspectivas para a temperatura e as recentes chuvas intensas forçaram alguns agricultores a parar com a semeadura. No entanto, ela também aponta a chuva como positiva para as sementes que já foram plantadas e para as culturas da primavera.

A colheita dos grãos de inverno na Ucrânia é altamente dependente da mistura contida no solo durante a semeadura de outono, das temperaturas do ar no inverno e das temperaturas favoráveis na primavera.

O Ministério da Agricultura da Ucrânia havia divulgado anteriormente que a área destinada ao cultivo de inverno totalizaria 7.4 milhões de hectares, sendo que desses hectares, 6.2 milhões seriam destinados ao trigo e 1 milhão, para a cevada.

No entanto, traders e analistas estão mais otimistas e acreditam que não haverá uma queda significante na área semeada e continuam apostando em números próximos ao divulgado, estimando uma colheita de cerca de 24 milhões de toneladas de trigo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta, com informações da Reuters
Fonte:
Noticias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário