Cenário do arroz brasileiro muda, exportações disparam e pode faltar produto no mercado interno entre novembro e janeiro

Publicado em 16/10/2019 10:24
Alexandre Velho - Presidente da Federarroz
Exportações até o momento já são de 1,3 milhão de toneladas, contra expectativa inicial de 950 mil. Área cultivada deve ser 5% menor no Rio Grande do Sul e preços ao consumidor devem subir no período de entresafra.

Podcast

Cenário do arroz brasileiro muda, exportações disparam e pode faltar produtor no mercado interno entre novembro e janeiro

Download

LOGO nalogo

Um cenário de alta do câmbio com o dólar a cima dos R$ 4,00 favoreceu as exportações de arroz brasileiro ao invés das importações, alterando a realidade do mercado deste grão no país.

De acordo com o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, as expectativas no início do ano eram de exportações na casa das 900 mil toneladas e importações próximas as 1,3 milhões de toneladas. Porém, até o momento, já foram registradas 1,4 milhões de toneladas exportadas e apenas 950 mil importadas.

Outro combustível para este resultado foi a busca por novos mercados para o arroz brasileiro, como o México, que deve comprar uma grande quantidade de arroz nacional, e o Iraque, que já fechou alguns negócios e deve importar outras 30 mil toneladas ainda em 2019.

Apesar deste novo panorama positivo, a área da atual safra de arroz no Rio Grande do Sul deve ser cerca de 5% menor do que a do ano passado, ficando próxima dos 940 mil hectares, de acordo com dados levantados pelo Irga.

Sendo assim, Velho alerta para a possibilidade de faltar arroz no mercado brasileiro entre os meses de novembro e janeiro e que os preços ao consumidor final devem subir em breve diante desta perspectiva.

Confira a entrevista completa com o presidente da Federarroz no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário