Auxílio emergencial e novos hábitos sustentaram consumo de frutas e hortaliças, mas cenário ainda é de incerteza para 2021

Publicado em 01/04/2021 15:21 e atualizado em 01/04/2021 18:02
Nicole Rennó Castro - Pesquisadora Macroeconomia Cepea/USP
Entrevista com Nicole Rennó Castro - Pesquisadora Macroeconomia Cepea/USP sobre as perspectivas para Consumo de Frutas em 2021

Podcast

Entrevista com Nicole Rennó Castro - Pesquisadora Macroeconomia Cepea/USP sobre as perspectivas para Consumo de Frutas em 2021

Download

LOGO nalogo

Em um balanço do turbulento ano de 2020, afetado duramente pelos efeitos da pandemia da Covid-19, sobretudo na economia, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destaca que a concessão do Auxílio Emergencial cedido pelo Governo Federal ajudou a dar suporte ao setor de hortifruti.

A pesquisadora do órgão, Nicole Rennó Castro explica que, em um primeiro momento, a população em geral pode ter a impressão de que houve redução no consumo de hortifrutis no ano passado.

"É possível imaginar uma diminuição de consumo por causa do desemprego e da crise econômica, mas o que aconteceu foi justamente o contrário. Em geral, olhando para uma grande média, não para produtos específicos, se observa um aumento no consumo, sobretudo no segundo semestre", disse.

Entre as razões para isso, a pesquisadora aponta o Auxílio Emergencial, que chegou às mãos de muitas famílias e, em alguns casos, aumentou a renda. "Isso fez com que as pessoas comprassem, além do básico, também alguns produtos com maior valor agregado e que antes ficavam de fora do carrinho", apontou. 

Outro fator elencado por Nicole, mas que ela pondera que é necessário que estudos mais aprofundados sejam feitos para detectar a profundidade, é uma possível mudança de hábito da população.

"O consumo de mais hortifrutis pode estar ligado também a uma preocupação com a saúde, com a imunidade, diante de um cenário de pandemia", disse.

Para este ano, com o recrudescimento da pandemia, redução no valor das parcelas e da abrangência do Auxílio Emergencial, e a morosidade no processo de imunização da população, a pesquisadora destaca que os produtos de hortifruti com maior valor agregado sofram com menor demanda. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário