Manejo Fisiológico do Greening é mais uma ferramenta que pode ser adotada para reduzir prejuízos provocados pela doença

Publicado em 30/11/2017 17:09
Confira a entrevista com Camilo Lázaro Medina - Engenheiro Agrônomo
Técnica consiste em dar mais vigor para planta, estimulando produção mesmo em áreas com a presença do greening

LOGO nalogo

O engenheiro agrônomo Camilo Lázaro Medina conversou com o Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (30) sobre uma nova forma de manejo para as áreas de citricultura que possuem o potencial de serem contaminadas pelo greening.
 
O greening traz prejuízos significativos para o citricultor e esta situação, hoje, não se reflete somente no Brasil, como também a nível mundial. A doença avançou bastante e, em algumas regiões, 40% da produção já está afetada.
 
O Manejo Fisiológico do Greening (MFG), após uma experiência de sete anos no nível comercial e de 10 anos no período experimental, vem no sentido de fortalecer essas plantas afetadas. O manejo é feito desde o plantio em áreas de alta pressão da doença. O fortalecimento evita que as plantas desenvolvam os sintomas do greening e previne pomares que estão com altos indícios deste aparecimento.
 
Além disso, o MFG também atua estimulando os mecanismos naturais de defesa das plantas e a renovação dos tecidos vasculares para que não ocorra o entupimento que impede a circulação de seiva. Além disso, outros pontos de atenção, como o estresse, o manejo adequado, a irrigação e o sistema radicular compõem esta técnica.
 
Contudo, os produtores podem continuar a realizar a erradicação das plantas com a doença avançada para manter o pomar sadio, embora somente essa técnica e o controle do vetor não tenham sido suficientes para impedir o avanço no momento.
 
Aqueles produtores que ainda não possuem o greening em sua propriedade devem realizar inspeções períodicas e só começar a fazer o manejo dependendo do nível de gravidade. O custo inicial desse trabalho é de cerca de R$50 por hectare, variando conforme o crescimento da planta.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário