Ministro Ernesto Araujo afirma que acordo Mercosul e UE caminha bem, mas ainda existem pontos polêmicos, principalmente no Agro

Publicado em 31/05/2019 14:42 e atualizado em 31/05/2019 16:25
506 exibições
Questões agropecuárias ficarão para as rodadas finais da negociação, diz Ernesto Araujo
Ernesto Araújo - Ministro de Relações Exteriores

Podcast

Entrevista com Ernesto Araújo - Ministro de Relações Exteriores

Download

LOGO nalogo

Durante a comemoração dos 30 anos da Embrapa Territorial, que ocorreu nesta quinta-feira (30) no município de Campinas, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, concedeu uma entrevista ao Notícias Agrícolas em que falou a respeito do andamento do acordo Mercosul e União Europeia.

“As discussões caminham muito bem. Acho que nunca estivemos tão perto nesses 20 anos de negociação. Sempre o esforço final é um grande esforço, mas nos contatos que tivemos tido fica claro que há uma disposição muito grande das duas partes de chegar a esse acordo final como nunca houve antes nesse grau”, diz Araújo.

Dentro das conversas as questões agrícolas representam uma parte importante do acordo, conforme conta o Ministro. “A questão agrícola, como se previa, alguns pontos estão bem encaminhados  e alguns pontos da questão agrícola devem ser aqueles que ficarão para o final da negociação, para o pacote final, mas acho que estamos com perspectiva de montar um bom pacote”.

Ernesto Araújo destaca ainda que os interesses do setor agrícola serão preservados. “As coisas estão na mesa ainda, naquele desenho final e, infelizmente, não posso adiantar porque são pontos que ainda estamos trabalhando, um pouco para cá e um pouco para lá para ver como ajusta. Vamos respeitar integralmente os interesses do nosso setor e procurar ter mais acesso na Europa e mais equilíbrio entre essas duas coisas, mas estamos esperançosos”, afirma o Ministro.

Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário