Com forte calor, lavoura de milho safrinha pega fogo em Sorriso (MT)

Publicado em 29/06/2016 11:20
Com forte calor, lavoura de milho safrinha pega fogo na região de Sorriso (MT). Incêndio foi rapidamente controlado, mas demonstra o impacto das altas temperaturas na safrinha do MT. Cerca de 150 hectares de milho e mais mil hectares de palhada foram consumidos pelo fogo. Clima continua seco na localidade.

O clima quente e seco continua ocasionando prejuízos aos produtores rurais de Mato Grosso. Isso porque, nesta terça-feira (28), cerca de 150 hectares de milho e mais mil de palhada foram consumidos por um incêndio em uma propriedade na região de Sorriso, importante localidade produtora de grãos no estado.

De acordo com o proprietário, Argino Bedin, o fogo se alastrou rapidamente e resultou em prejuízos, que ainda não foram contabilizados. “No dia anterior, nós já tínhamos registrado um incêndio criminoso na propriedade e, inclusive, fizemos um boletim de ocorrência. E ontem, infelizmente, uma colheitadeira acabou pegando fogo, o que gerou as perdas”, explica.

E as áreas atingidas não têm seguro, consequentemente, o prejuízo ficará todo ao produtor rural. “Teremos que absorver essa perda e, a maior é em relação à palhada. No ocorrido, também tive ajuda de muita gente para controlar o fogo. É uma sensação muito ruim, pois todo o trabalho realizado é consumido em pouco tempo”, afirma Bedin.

É preciso destacar que o clima já trouxe muitas perdas aos produtores rurais do estado, já que a safrinha de milho foi severamente afetada pelo tempo seco registrado em abril. O produtor ainda ressalta que a perspectiva era de uma produtividade média ao redor de 150 a 160 sacas do grão por hectare nesta temporada, porém, em algumas áreas o rendimento está próximo de 135 sacas e outras o número não passa de 60 sacas do cereal por hectare.

Em meio à quebra na safrinha, Bedin reforça que a preocupação é grande em relação aos contratos que foram feitos antecipadamente. “Temos em torno de 30% da safra negociada anteriormente. Mas hoje os preços estão mais altos, uma vez que a disponibilidade do produto ainda é baixa. Nesse instante, a saca do milho é cotada entre R$ 27,00 a R$ 28,00 na região”, completa.

Veja fotos do incêndio na região:

Lavoura de milho pega fogo em Sorriso (MT) com calor intenso. Imagem da propriedade de Argino Bedin

Lavoura de milho pega fogo em Sorriso (MT) com calor intenso. Imagem da propriedade de Argino Bedin

Lavoura de milho pega fogo em Sorriso (MT) com calor intenso. Imagem da propriedade de Argino Bedin

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário