Colheita do milho safrinha chega a 30% em Cristalina (GO) e confirma quebra de 65% na produção

Publicado em 15/07/2016 13:22
Nas primeiras áreas, produtividade média gira em torno de 60 a 70 scs/ha, contra as 120 scs/ha colhidas no ano anterior. Na região já foi decretado estado de emergência. Clima continua seco e produtores devem estar atentos ao fogo. Na localidade, saca do cereal é cotada ao redor de R$ 39,00.

À medida que a colheita da segunda safra de milho avança no Brasil, os produtores rurais confirmam a quebra na produção. Em Cristalina, importante região produtora de grãos em Goiás, a colheita já está completa em 30% da área cultivada neste ciclo e os prejuízos deverão ficar próximos de 65%. As autoridades já decretaram estado de emergência na localidade.

O cenário é decorrente da ausência de chuvas e do período mais seco que castigou as lavouras, especialmente ao longo do mês de abril. As plantações semeadas tardiamente são mais as afetadas pela irregularidade climática. Com isso, o rendimento médio inicial gira em torno de 60 a 70 sacas do milho por hectare.

“Em anos normais, o rendimento das primeiras áreas fica próximo de 120 sacas por hectare, podendo superar o número em algumas propriedades. Além disso, o clima mais seco tem preocupado os produtores, principalmente em relação ao fogo voluntário nas plantações. Muitos já têm adotado medidas preventivas como realizar a colheita nas áreas marginais e fazer aceiros para evitar que o prejuízo fique ainda maior”, pondera o técnico agrícola da região, Beto Brava.

Já em relação aos preços, o técnico agrícola ainda sinaliza que a saca do milho está sendo cotada a R$ 39,00 na localidade. “Acreditamos que os preços voltaram a se aquecer, pois à medida que a colheita avança nós confirmamos as perdas. Então o mercado vê que não terá produto e mantém os preços”, afirma Brava.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário