Cepea aponta incertezas sobre demanda interna com responsáveis por quedas nas cotações do milho

Publicado em 16/04/2020 10:48
Lucilio Alves - Pesquisador do Cepea
Momento é de definição sobre o tamanho da segunda safra e dúvidas sobre a manutenção da demanda interna, em especial do setor de carnes, gera instabilidade nos preços do cereal

Podcast

Cepea aponta incertezas sobre demanda interna com responsáveis por quedas nas cotações do milho

Download

LOGO nalogo

O mês de março registrou cotações altistas para o milho no mercado brasileiro, inclusive atingindo preços recordes no final do mês. Porém, abril chegou e com ele a tendência se tornou de baixas, com o indicador Cepea, por exemplo, caindo mais de 13% até o momento.

Segundo o pesquisador do Cepea, Lucílio Alves, esse movimento intenso de desvalorizações acontece principalmente em regiões como o estado de São Paulo e a praça de Campinas, enquanto a estabilidade ainda segue presente no Porto Paranaguá (com a saca na casa dos R$ 44,00) e no Nordeste (ainda valendo R$ 60,00). Já na região sul, os preços também caíram, mas não nesses patamares.

Para o pesquisador, a oferta de milho cresceu com a colheita da safra verão e a disponibilização de volumes do cereal por parte de algumas usinas de etanol do Centro-Oeste, o que aliado as depreciações internacionais do cereal, contribuiu para a queda nos preços no país.

Mas o principal fator que mexe com o mercado neste momento é a incerteza sobre o tamanho da demanda no Brasil, em especial para o setor de carnes que consome ração à base de milho. Alves destaca que o avanço do Coronavírus deixa a dúvida sobre como a demanda interna por carnes e as exportações brasileiras vão se comportar daqui em diante, já que o ritmo de algumas indústrias nacionais já está menor.

Neste momento, as cotações já ficaram naturalmente mais incertas, já que vivemos a definição do tamanho da produção da segunda safra, que representa 70% da oferta de milho no Brasil e isso deve impactar em um novo rumo para os preços no segundo semestre.

O pesquisador alerta que o milho brasileiro segue sendo mais competitivo internacionalmente do que concorrentes argentinos e ucranianos, e as exportações devem retomar força na segunda metade do ano, contribuindo para diminuir a oferta interna e atuar na impulsão das cotações.

Mesmo assim, os produtores precisam seguir atentos aos movimentos dos mercados que demandam milho como o de carnes e o de etanol e aproveitar os bons momentos de vendas, quando for possível cobrir seus custos em bons parâmetros, sem esperar situações de preços exageradamente atrativos para fechar as vendas.

Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador do Cepea no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário