Publicidade
HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Estiagem e geada podem reduzir de 100 sacas/ha para 29 sacas/ha do milho safrinha em Sertanópolis/PR

Publicado em 16/07/2021 10:49 e atualizado em 16/07/2021 17:05 1275 exibições
Marilson Dorigon - Produtor Rural na Região de Sertanópolis/PR
Entrevista com Marilson Dorigon - Produtor Rural na Região de Sertanópolis/PR sobre a Safra de Milho

Podcast

Entrevista com Marilson Dorigon - Produtor Rural na Região de Sertanópolis/PR sobre a Safra de Milho

Download

Logotipo Notícias Agrícolas

A média de produtividade do milho safrinha em Sertanópolis (Paraná) pode cair até para 29 sacas por hectare, de uma expectativa que antes era de 100 sacas por hectare, segundo o produtor rural Marilson Dorigon. 

Ele explica que antes da geada que atingiu algumas áreas, a estimativa média era de 66 sacas por hectare, contabilizando as perdas pela estiagem de 54 dias que impactou a área. 

Publicidade

"Tem locais em que a geada não pegou e que ainda vai ter essa média de 66 sacas por hectare, mas em outros locais onde o frio foi severo, nem compensa colher, ou o produtor só vai entrar com a máquina por causa do seguro", disse. 

O plantio da safrinha, atrasado em cerca de 20 a 30 dias devido ao atraso da soja, atrasará também a colheita, que deve ganhar ritmo em agosto. Entretanto, alguns produtores que foram mais atingidos pela geada devem colher antes o milho com mais umidade porque a planta está quebrando, segundo Dorigon. 

Em relação às negociações, ele explica que o produtor paranaense não costuma comprometer muito do que foi plantado em contratos feitos antecipadamente, mas que alguns realizam, sim, trocas por insumos, por exemplo. 

"Inclusive, tem produtor que faz o seguro com a própria empresa com a qual fez a troca, e esses estão mais garantidos. Quem fez o seguro está melhor, mas tem gente que mesmo com o seguro não vai receber, porque a estiagem que afetou a germinação do milho não garantiu o nascimento de 80% das plantas", explica. 

 

Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário