A possível renúncia de Dilma, por João Batista Olivi e Miguel Daoud

Publicado em 19/09/2015 15:00
A jornalista Mônica Bergamo publicou na edição da FOLHA deste sábado que "Possibilidade de renúncia de Dilma já não é descartada dentro do PT". O Notícias Agrícolas repercutiu essa informação com João Batista Olivi e Miguel Daoud, acompanhem:

Na FOLHA: Possibilidade de renúncia de Dilma já não é descartada dentro do PT (por MONICA BERGAMO)

A possibilidade de renúncia de Dilma Rousseff já não é descartada dentro do PT. Dirigentes históricos e ligados ao ex-presidente Lula acreditam que ela pode ser levada a uma atitude extrema em caso de total ingovernabilidade do país -o que poderia ocorrer na hipótese de derrota fragorosa do pacote fiscal enviado ao Congresso.

LINHA FINA
Ainda que o STF (Supremo Tribunal Federal) barre um processo de impeachment, os mesmos dirigentes acreditam que a situação do governo pode ficar insustentável. E que Dilma se retiraria para evitar uma conflagração no país. A presidente tem repetido que não renunciará ao mandato em nenhuma hipótese.

LINHA FINA 2
No PT é feito o cálculo de que Dilma tem cerca de três semanas para virar o jogo e se estabelecer novamente como única alternativa de poder no país até 2018.

A GARGANTA
A conta pode mudar caso se confirmem os rumores de que o delator Fernando Baiano poderá arrastar os principais líderes do PMDB, partido de Michel Temer, para o precipício. Nesse caso, a possibilidade de o vice assumir no lugar de Dilma estaria afastada.

Espero que não me culpem por ter matado Celso Daniel, diz Gilmar Mendes

  Pedro Ladeira/Folhapress  
BRASILIA, DF, BRASIL, 16-09-2015, 15h00: Sessão plenária do STF. O ministro Ricardo Lewandowski preside a sessão. O STF retoma o julgamento sobre a incostitucionalidade de doação de empresas para campanhas políticas, que havia sido paralizado por um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes e tem como relator o ministro Luiz Fux. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O ministro Gilmar Mendes, durante sessão do Supremo Tribunal Federal

LUIZ FELIPE LEITE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CAMPINAS

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes rebateu neste sábado (19) com ironia a possibilidade de ser processado pelo PT após usar o termo "cleptocracia" para criticar os recentes casos de corrupção do governo federal.

"Espero que não me imputem de ter matado o Celso Daniel", afirmou o também vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), referindo-se ao então prefeito petista de Santo André, assassinado em 2002.

O ministro falou após dar uma palestra sobre segurança jurídica para empresários do agronegócio, realizada em Campinas (93 km da capital paulista).

"O que falei é que foi criado um sistema que permite desenhar a corrupção como modelo de gestão. Isso tem um nome. É a cleptocracia", disse.

Na sexta (18), Gilmar disse que o PT, da presidente Dilma Rousseff, tinha um "plano perfeito" para se perpetuar no poder, mas foi atrapalhado pela Operação Lava Jato.

"O plano era perfeito, mas faltou combinar com os russos", afirmou. "Eles têm dinheiro para disputar eleições até 2038."

Em Campinas, ele também se defendeu das críticas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) por afirmar que o PT manobrou a entidade durante seu voto no julgamento do STF que barrou as doações de empresas nas eleições.

"Sou de um tempo de gente que lia muito e que escrevia muitos livros. Não eram defensores de entidades sindicais. A OAB não pode virar aparelho de partido."

Apesar de acatar a decisão dos colegas do Supremo em relação à ação (Gilmar Mendes foi voto vencido), o ministro voltou à criticá-la. "Há desgaste entre os Poderes, mas isso é algo normal. Porém, mais uma vez foi criada uma Jabuticaba, algo que só existe no Brasil e não é necessariamente algo bom", concluiu.

Gilmar participou no 4º Fórum Nacional de Agronegócios, evento que abordou diversos temas do setor para empresários.

Representantes do governo com presenças anunciadas no fórum não compareceram. Foram os casos do senador Delcídio Amaral (PT-MS), os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) e Aldo Rebelo (Ciência, Tecnologia e Inovação). O único governista presente foi o deputado Marcos Montes (PSD-MG), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. 

Boneco Pixuleko é esfaqueado em Caxias do Sul

  Jackson Cardoso/Divulgação  
Boneco Pixuleko é esfaqueado em Caxias do Sul
Boneco Pixuleko em visita a Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul

Em sua primeira visita ao Rio Grande do Sul, o Pixuleko –boneco que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como presidiário– foi esfaqueado após um protesto em Caxias do Sul.

O boneco foi inflado na praça Dante Alighieri, na região central da cidade, por volta das 10h deste sábado (19), pelo Movimento Brasil. Uma hora depois, devido à forte chuva que atingiu o município, ele foi esvaziado.

Quando já estava murcho, duas pessoas rasgaram o boneco com uma faca. As pessoas não foram identificadas até a tarde deste sábado, de acordo com a Brigada Militar de Caxias do Sul.

Imagens de câmeras de segurança no entorno da praça devem ser usadas para tentar identificar os autores.

Após se tornar ícone dos protestos de 16 de agosto em Brasília, o boneco Pixuleko iniciou uma turnê por outas cidades. Ele esteve em Presidente Prudente na última quarta-feira (16), data em que a presidente Dilma Rousseff entregou 2.343 casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

Três dias antes, o boneco foi visto por 18 mil torcedores que foram ao estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, para o jogo entre Botafogo e Santa Cruz, pela Série D do Campeonato Brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
NA + Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Fico muito sentido quando vejo que um grande amigo meu foi contaminado pela Revolução Cultural em curso. É o caso do João Batista quando perto do final da entrevista diz assim "no tempo da ditadura".... que Ditadura, João?

    Ditadura só há quando há um Ditador?

    Quem foi Ditador no Brasil além de Getulio Vargas?

    Meu amigo, não profira palavras "convenientes" colocadas em sua bôca pelos mentores da revolução cultural em curso! Tivemos Presidentes de origem Militar mas desafio você a mostrar uma única fotografia de qualquer destes Presidentes, fardado.

    Foi uma era de progresso do Brasil. O ERRO que cometeram inconscientemente foi deixar que os Economistas ditassem as regras em vez dos administradores profissionais, problema que continua até hoje - O Brasil vai mal por causa da ausência de administradores profissionais nas 3 esferas governamentais: Municipal, Estadual e Federal. Eles seriam incapazes de acumular tantos erros como os acumulados pelos "cumpanhêro"...

    Por quê eu não apoio a saida da Dilma? Porque os simpatizantes dela tem que sentir na pela as consequencias da decisão tomada na ultima eleição. Para nós outros, com ela ou sem ela, as consequencias serão as mesmas.

    No caso dela sair, por quê seria bom a assunção dos militares? Porque somente através deles conseguiremos retirar as excessivas benesses que constam na nossa Constituição em favor de quem não produz ou alguém de sã consciência acredita que "negociadamente" e "democraticamente" conseguiremos diminuir estas benesses?

    0
    • Telmo Heinen Formosa - GO

      Nunca se esqueça! Uma das diferenças entre capitalismo e socialismo é que no primeiro é preciso muita força de vontade; no segundo, muita força e alguma vontade....

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Voltar para listagem

      O GOLPE BOLIVARIANO DO STF E DA OAB

      por Diego Casagrande. Artigo publicado em 19.09.2015

      A proibição das doações de empresas em campanhas eleitorais pelo STF, a pedido da OAB petista e com comemoração carnavalesca pelo PT e PSOL, é um golpe contra a democracia. Um golpe bolivariano aplicado para manter no poder quem já tem o poder. E o pior: com cara de algo legítimo, constitucional.

      Não há país livre no mundo onde uma patuscada destas aconteça. Não existe eleição sem financiamento.

      Criar limites, aprimorar as regras e dar transparência às doações é uma coisa. Criminalizar duramente quem desrespeitar as regras também. Mas proibir empresas que estão legalmente constituídas gerando empregos, renda e desenvolvimento de doar alegando que isso gera corrupção é raso, surreal, um atentado contra a liberdade. Seria como proibir o automóvel porque o Brasil é campeão mundial de mortes no trânsito.

      Para quem não sabe, 95% das empresas brasileiras são micro e pequenas. E apenas 20 dentre as maiores empresas nacionais respondem por mais de 50% das doações para os grandes partidos. Portanto, o problema não são as doações e sim a distorção, que sempre pode ser corrigida. Ao invés de se jogar a água do banho fora, se jogou a água, a bacia e a criança junto.

      Os espertos bolivarianos, apanhados no maior esquema de roubo de dinheiro da história brasileira, inventaram um discurso redentor, valeram-se da mídia amestrada para pautar o que é a verdade deles, conseguiram fazer as pessoas ingênuas repetirem que o "financiamento privado é a causa da corrupção" no país, e contaram com o STF ideológico de Toffoli e Lewandowski para colocar o cabresto. Bye bye democracia. Bem-vindo caixa dois bolivariano. Em breve as contas nos paraísos fiscais serão movimentadas para perpetuar a turma vermelha.

      E mais. Ainda que eu não soubesse nada sobre o que foi discutido, pelo simples fato de PT e PSOL comemorarem como final de Copa do Mundo esta proibição tosca, é sinal de que não é bom para o país.

      Ou o Congresso derruba essa porcaria fazendo uma emenda constitucional que permita a doação privada ou tratem de colocar uma estatueta do pixuleco no altar de casa. Mas não deixem a carteira por perto.

      (foto: pres. do STF Ricardo Lewandowski, presidente Dilma Rousseff e o pres. da OAB Marcus Vinícius Coêlho em animado convescote mês passado no Alvorada)

      * Jornalista

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Escrevi aqui em maio:

      "A esquerda do PT e do PSOL é assim: o problema são as doações ilegais para campanhas eleitorais, ela quer proibir as doações legais; o problema são as armas ilegais nas mãos dos bandidos, ela quer proibir as armas legais nas mãos da população civil; o problema é o sistema prisional falho, ela quer deixar os bandidos soltos!" É o "país das soluções agravantes".

      Hoje, o STF oficializou a primeira delas.

      Por 8 votos a 3 (Teori Zavascki, Gilmar Mendes e Celso de Mello), fez a vontade do PT ao considerar inconstitucional a possibilidade de empresas fazerem doações a candidatos e partidos.

      A ação foi movida pela OAB petista em 2013, quando o petrolão ainda não havia sido desvendado, de modo que, para se perpetuar no poder, o PT queria que o aceso ao dinheiro privado para campanhas fosse seu monopólio, eliminando assim todas as chances da oposição.

      O "argumento" ? que naturalmente faz sucesso com a militância anticapitalista bocó ? era que o poder econômico desequilibra a disputa eleitoral.

      Desequilíbrio eleitoral, obviamente, não vem da doação privada, mas da doação ilegal e do roubo de dinheiro público pelo ParTido que detém a máquina administrativa federal, além dos aparelhos de natureza sindical.

      A decisão do STF incentiva o caixa dois, já que as empresas com interesses específicos no governo a ser eleito terão de recorrer a contas paralelas dos candidatos em repasses clandestinos; abre caminho para o maior ParTido na Câmara (PT, com 69 deputados federais) ganhar a maior fatia do dinheiro público; e chancela assim o projeto de poder petista.

      Isto deveria servir ao menos de incentivo à oposição para acelerar o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a subsequente desratização antipetista no Estado brasileiro.

      O maior problema é que Dilma recorrerá a este mesmo STF do presidente e seu companheiro de reuniões secretas Ricardo Lewandowski se o processo for aberto.

      Essa gente nunca se cansa de apresentar soluções que agravam a agonia do Brasil.

      Felipe Moura Brasil.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Nota-se em todos os comentários:"ORA O CACHORRO ABANA O RABO E ORA O RABO ABANA O CACHORRO"! Este é o objetivo dos socialistas, que toda a sociedade tenha: VÁRIOS PESOS E VÁRIAS MEDIDAS !!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Vejam como "tudo" anda nessa "PÁTRIA EDUCADORA". A delegada da PF Denisse Ribeiro assumiu a investigação da Operação Acrônimo, que tem o ex-integrante de grupos de luta armada na época da Ditadura e, hoje governador do estado de Minas Gerais o principal investigado. Segundo se fala, sua proximidade com a presidenta da nação, haja vista que os dois foram companheiros de armas, ele pediu que a delegada fosse indicada para assumir a investigação. Agora vem a parte para rir ou chorar, essa delegada é a que comandou as investigações, no âmbito da Policia civil da morte de Celso Daniel, prefeito de Santo André, bem todos sabem que o inquérito chegou a conclusão que foi crime comum.

      ATÉ QUANDO VAMOS SUPORTAR ISSO !!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      QUE TAL SE COMEÇÁSSEMOS A DISCUTIR A OBRIGATORIEDADE DO VOTO ???

      0
    • Edmeu Levorato Uberaba - MG

      Temos que torcer para o Brasil beijar a lona. É o unico meio de nos livrar-mos deste partido nojento. Somente o caos os tirará do poder, porque ai cairá a ficha destes milhões de eleitores ignorantes do Brasil afora.

      0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Batista, chegou a hora das pessoas de bem ocuparem o "espaço na política". Diante dessa nova realidade, reitero: PARA SENADOR: JOÃO BATISTA OLIVI - 2018 !!! Tenho certeza que o senhor será mais útil para toda sociedade brasileira e não só para a classe dos produtores rurais. POR FAVOR, ESCUTE O DISCURSO DE UM RELES MATUTO !!! ...."E VAMOS EM FRENTE" ! ! !....

    0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Me desculpem os leitores, mas acho "interessante assistir"! São 2:10 Hrs, mas não é preciso assistir tudo numa única vez: https://www.youtube.com/watch?v=YoApKNuOQ1A .... assistam, pois são os MAIORES ÓCULOS DA DEMOCRACIA !!! VOCÊ VAI COMEÇAR A "ENXERGAR" MELHOR !!!

    0