Decisão da Justiça suspende processo de demarcação de terras indígenas na região de Guaíra e Terra Roxa no oeste do PR

Publicado em 08/11/2018 11:43
Klaus Kuhnem - Assessor Jurídico do Sistema Faep
Justiça atende pedido da FAEP que quer conhecer detalhes do processo como povos indígenas que estão reivindicando as terras, a origem dos índios e o número de produtores rurais atingidos

Podcast

Entrevista com Klaus Kuhnem - Assessor Jurídico do Sistema Faep sobre a Suspensão da Demarcação em Guaíra

Download

 

LOGO nalogo

Nos municípios de Guaíra (PR) e Terra Roxa (PR), os produtores rurais já começavam a ser intimados pela Funai a liberarem suas terras para as áreas de demarcação em um tempo determinado. Agora, uma decisão da justiça suspendeu esse processo demarcatório.

Klaus Kuhmen, assessor jurídico do Sistema Faep, destaca que o procedimento para a suspensão desse processo havia sido expedido "há um bom tempo". Agora, teve-se a determinação de que a Funai deve apresentar certidões e indicar a relação dos indígenas que estariam interessados nestes procedimentos.

De acordo com Kuhmen, o Tribunal Federal entendeu que a Funai vem descumprindo essas informações nos procedimentos demarcatórios. Agora, esses procedimentos estão suspensos.

Contudo, ele lembra que o processo ainda não está finalizado e que ainda há coisas a acontecer. Para ele, deve ser uma briga longa no judiciário, mas os produtores podem respirar mais aliviados a partir de agora, já que não terão de correr atrás de documentação.

Ele salienta que não existe nenhuma mobilização contra os indígenas. A única exigência é que haja uma real identificação para as pessoas. Ele também defende que o Marco Temporal da Constituição de 1988 deve ser respeitado nestes processos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Demostenes Moraes Salvador - BA

    Índios de iphone. Nada fazem tudo tem... Brasilzilzil....

    2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      hoje apareceu Bolsonaro numa reserva indígena, onde o escopo da FUNAI seria esconder minas de Grafite----Aos pouquinhos vamos descobrindo as mazelas desses bandidos.

      1