Colheita do milho começando no Mato Grosso do Sul com projeção de passar da 82 sc/ha
![]()
A colheita da segunda safra de milho está prestes a ganhar ritmo em Mato Grosso do Sul, com boas expectativas de produtividade. De acordo com Fábio Caminha, engenheiro agrônomo e diretor da Aprosoja MS, as lavouras se desenvolveram bem graças à regularidade das chuvas ao longo do ciclo, o que pode resultar em produtividades superiores às 81 ou 82 sacas por hectare inicialmente projetadas pelo Projeto SIGA/MS.
Segundo Caminha, cerca de 80% das lavouras do estado estão em boas condições e, apesar da ocorrência de geadas pontuais nos últimos dias, não houve impacto significativo sobre a produção. “Felizmente conseguimos escapar de danos, principalmente nas áreas que plantaram dentro da janela ideal”, afirmou.
Do ponto de vista fitossanitário, o cenário também foi controlado. Mesmo com o aumento da umidade no final do ciclo, que favoreceu doenças, o manejo adequado contribuiu para manter a sanidade das plantações. A cigarrinha, vilã de outras safras, teve baixa incidência neste ano.
Na comercialização, o produtor enfrenta um momento de pressão nos preços, reflexo da perspectiva de uma safra cheia em várias regiões do país. Muitos já haviam travado parte da produção antecipadamente, mas a comercialização segue lenta à espera de melhores oportunidades no mercado.
Caminha destacou ainda que o planejamento para a próxima safra de soja 2025/26 já está em andamento, com cerca de 70% a 80% dos insumos comprados. A expectativa é de um novo ciclo com melhor rentabilidade, após desafios climáticos enfrentados na temporada anterior, especialmente no sul do estado.
0 comentário
Chuva dificulta avanço da colheita do milho em Ipiranga do Norte/MT e do café em Minas Gerais e São Paulo
Chuva e frio alongaram ciclo do milho e colheita avança lentamente em Ipiranga do Norte/MT
Aprosoja RR une entidades do agro para levar auxílio às vítimas do terremoto na Venezuela
Chuva limita avanço da colheita do milho em Marechal Cândido Rondon/PR
Colheita do milho passa dos 40% em Rondônia, mas chuva ainda limita avanço em Marechal Cândido Rondon/PR
Rondônia já colheu 40% da safrinha de milho com produtividades dentro da normalidade