Colheita do milho começando no Mato Grosso do Sul com projeção de passar da 82 sc/ha
![]()
A colheita da segunda safra de milho está prestes a ganhar ritmo em Mato Grosso do Sul, com boas expectativas de produtividade. De acordo com Fábio Caminha, engenheiro agrônomo e diretor da Aprosoja MS, as lavouras se desenvolveram bem graças à regularidade das chuvas ao longo do ciclo, o que pode resultar em produtividades superiores às 81 ou 82 sacas por hectare inicialmente projetadas pelo Projeto SIGA/MS.
Segundo Caminha, cerca de 80% das lavouras do estado estão em boas condições e, apesar da ocorrência de geadas pontuais nos últimos dias, não houve impacto significativo sobre a produção. “Felizmente conseguimos escapar de danos, principalmente nas áreas que plantaram dentro da janela ideal”, afirmou.
Do ponto de vista fitossanitário, o cenário também foi controlado. Mesmo com o aumento da umidade no final do ciclo, que favoreceu doenças, o manejo adequado contribuiu para manter a sanidade das plantações. A cigarrinha, vilã de outras safras, teve baixa incidência neste ano.
Na comercialização, o produtor enfrenta um momento de pressão nos preços, reflexo da perspectiva de uma safra cheia em várias regiões do país. Muitos já haviam travado parte da produção antecipadamente, mas a comercialização segue lenta à espera de melhores oportunidades no mercado.
Caminha destacou ainda que o planejamento para a próxima safra de soja 2025/26 já está em andamento, com cerca de 70% a 80% dos insumos comprados. A expectativa é de um novo ciclo com melhor rentabilidade, após desafios climáticos enfrentados na temporada anterior, especialmente no sul do estado.
0 comentário
Após 2025 de recuperação, setor da noz-pecã espera aumento de produção em 2026
Mato Grosso segue com áreas de clima complicado e Aprosoja MT espera redução de produtividade na soja
Mato Grosso segue com dificuldades para desenvolvimento da soja e espera reflexos atingindo o milho segunda safra
Após início complicado de plantio, Tocantins recebe chuvas para desenvolvimento da soja
Júlio de Castilhos/RS já plantou 90% da área de soja 25/26
Chuvas voltaram para o desenvolvimento da soja em Júlio de Castilhos/RS e no Tocantins