No RS, produtores finalizam colheita da soja e produção está acima de 15 milhões de toneladas

Publicado em 06/05/2015 10:45
No RS, produtores finalizam colheita da soja e produtividade média gira em torno 49 sacas por hectare. Nesta temporada, safra ficou próxima de 15 milhões de toneladas do grão. Produtores aumentaram a área semeada com a oleaginosa para 5,2 milhões de hectares. Problemas com o clima e com o aparecimento da ferrugem asiática foram pontuais e não impactaram os números da produção final.

Nesta safra, a produção de soja do Rio Grande do Sul ficou acima de 15 milhões de toneladas, conforme levantamento da Emater/RS. Os produtores finalizam a colheita e a produtividade média do estado gira em torno de 49 sacas a 50 sacas do grão por hectare, equivalente a 2.900 mil quilos por hectare.

De acordo com o assessor técnico da entidade, Alencar Paulo Rugeri, o cenário é decorrente do aumento na área cultivada nesta safra, que ficou em 5,2 milhões de hectare semeados, e das condições climáticas favoráveis. “A capitalização por parte dos produtores rurais também contribuíram para que as lavouras fossem bem feitas. Esse é um momento muito bom para agricultura do estado”, explica.

Consequentemente, os problemas climáticos foram pontuais, em algumas localidades, e não refletiu no número final da produção. Isso também aconteceu com o aparecimento da ferrugem asiática nas plantações da oleaginosa.

“Assim como o clima foi favorável para a cultura, também foi para a doença. Os produtores enfrentaram essa dificuldade por conta da utilização de produtos e equipamentos inadequados. Claro que essa situação serve como aprendizado e que não dá mais para fazer uma lavoura do escritório, tem que ficar atento à atividade”, afirma Rugeri.

Contudo, o quadro abriu a discussão para a eficiência dos produtos utilizados nas plantas para o controle das pragas e doenças. “Esse é uma situação que ficou bastante latente nesta temporada. Não adianta o agricultor investir em equipamentos modernos, se não souber o momento certo das aplicações e o produto que está sendo adotado”, diz.

Inclusive, essa é a orientação do assessor, que os produtores busquem mais informações. “Tivemos o mesmo problema no ciclo anterior, só que com a lagarta Helicoverpa, porém, os produtores buscaram conhecimento e nessa safra, o cenário foi mais tranquilo”, completa. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário