Em Araguari (MG), chuvas estão irregulares e produtores estão cautelosos em iniciar o plantio da soja

Publicado em 14/10/2015 09:41
Em Araguari (MG), chuvas estão irregulares e produtores estão cautelosos em iniciar o plantio da soja. Cenário pode afetar a janela ideal de plantio da safrinha de milho na região. Precipitações devem retornar à região no final de outubro. Saca da soja é cotada próxima de R$ 68,00 na localidade, mas agricultores estão receosos.

Na região de Araguari (MG) o plantio da soja da safra 2015/16 ainda não começou devido à falta de chuva. As previsões climáticas indicam que as precipitações devem atingir o estado somente no final do outubro e os produtores aguardam melhores condições para iniciar o cultivo.

Segundo o presidente do sindicato rural, Túlio Rodrigues da Cunha, neste período a região já deveria ter plantado cerca de 40% da área, mas a falta de chuvas impede o avanço da semeadura "e pode atrasar também o plantio do milho safrinha", ressalta.

Além do atraso para iniciar os trabalhos de campo, nesta temporada os produtores também enfrentaram problemas quanto à liberação do crédito rural. "Os financiamentos vencidos foram pagos, mas demoraram cerca de 30 a 40 dias para renovar esse crédito e os produtores conseguirem comprar os insumos, que com a alta do dólar acabaram pagando mais caro o adubo", explica Cunha.

Em contrapartida, a valorização do dólar puxou o preço da saca de soja que na região é negociado acima dos R$ 65,00. Ainda assim, o presidente ressalta que a rentabilidade dos produtores não deve crescer na mesma proporção que as cotações da oleaginosa, haja vista que os custos estão muito elevados nesta safra.

Diante dessas incertezas "o cenário para a safra 2015/16 é de cautela", alerta Cunha.

Milho

Assim como acontece em outras regiões do país, em Araguari (MG) o milho verão deve perder espaço para o cultivo da soja.

De acordo com Cunha, os agricultores irão priorizar a cultura do milho na safrinha e, aproveitar a melhor rentabilidade da soja no safra de verão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário