Em MT, chuvas continuam irregulares e plantio da soja está 2,4% abaixo do mesmo período de 2014

Publicado em 27/11/2015 10:45
Em MT, chuvas continuam irregulares e plantio da soja está 2,4% abaixo do mesmo período de 2014. Cerca de 95,6% da área foi semeada até o momento. Clima irá determinar o rendimento das plantações, perspectiva é que sejam colhidas 52,4 scs/ha. Atraso da soja já comprometeu a janela ideal de cultivo da safrinha de milho. Em torno de 50% da safrinha já foi negociada.

Nesta safra, as chuvas irregulares no Mato Grosso têm prejudicado o plantio da soja. Segundo levantamento do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada) nesta semana a semeadura atingiu 95,6%, estando 2,4% abaixo do percentual alcançado no mesmo período do ano passado.

Na comparação com os últimos cinco anos agrícolas, o plantio na safra 2015/16 está ainda mais atrasado 5,9%. De acordo com o gestor técnico do Imea, Ângelo Luis Ozelame "também está sendo observado que vários produtores estão precisando ressemear essas áreas em virtude da falta de chuva".

A presença do fenômeno El Niño na safra 2015/16 mexeu como clima em todo o país. No MT as chuvas ocorrem de forma bastante irregulares se diferenciando em um curto espaço. Enquanto que em algumas localidades as lavouras se desenvolvem bem - com precipitações ideais - em outras regiões a chuva não ocorre e prejudica o desenvolvimento da cultura.

"É um momento de bastante instabilidade, porque dentro da uma mesma região temos inconstância muito grande no volume de chuvas", destaca Ozelame. Segundo ele a região nordeste é a mais afetada pela falta de chuvas, com apenas 79,4% plantado até a quarta-feira (26), contra 92% cultivado no mesmo período de 2014.

Diante desse cenário existe a preocupação quanto à queda no rendimento das lavouras, no entanto Ozelame afirma que ainda é muito cedo para determinar quantitativamente as possíveis quedas na produção. No próximo dia 07 de dezembro, o Imea divulgará um boletim informando o percentual de áreas que foram replantadas no Estado "e em cima desse número nós saberemos se a produtividade pode estar comprometida", ressalta.

A projeção inicial do Instituto é de um rendimento médio de 52,4 sacas por hectare, totalizando 29 milhões de toneladas, mas esses valores podem ser revisados para baixo na nova estimativa que também será divulgada no inicio do próximo mês.

Outro dado que deve ser divulgado em dezembro é o levantamento dos custos adicionais que os produtores estão desembolsando para realizar o replantio no Estado. "Em anos de custo de produção elevados, ter que ressemear será um custo muito maior, que com certeza vai afetar a lucratividade do produtor no final da safra", alerta o gestor.

Comercialização

Aproveitando que o dólar impulsionou as cotações da soja no mercado interno, os produtores comercializaram até outubro 53% da safra antecipadamente, um crescimento de 28% em relação à comercialização do ano safra 2014/15.

Com isso existe a preocupação ainda maior em relação ao rendimento das lavouras, para que os produtores consigam cumprir os contratos de venda.

Milho Safrinha

O atraso no plantio da soja também afetou a janela ideal para o cultivo do milho safrinha. Segundo Ozelame "o Imea projetou que até o dia 27 de fevereiro 68% da área de soja apta a ser colhida, então a janela ideal pode acontecer, porém ela será mais apertada", explica Ângelo, ressaltando que o calculo não inclui o percentual das áreas de replantio.

Além disso, nesta temporada os produtores aproveitaram a recente valorização do câmbio para realizar a comercialização também do milho segunda safra. Com isso, o Estado tem até o momento 50% da safra vendida antecipadamente, contra 0% no igual período do ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário