CMN autoriza prorrogação das dívidas de produtores, mas processo é burocrático e pode comprometer plantio da safra atual

Publicado em 15/09/2016 12:30
Só estão autorizados a iniciar renegociação produtores de municípios que tem situação de emergência decretado, com aval do estado e reconhecimento do Ministério da Integração. Apenas Piaui estaria habilitado a iniciar negociações nesse momento

Produtores rurais da Região Centro-Oeste e de cinco estados – Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Tocantins – poderão renegociar dívidas de crédito rural, após aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN) no final da tarde de quarta-feira (14).

A medida permite a prorrogação dos empréstimos de custeio e de investimento que venceriam este ano por causa da seca que afetou a produção do grão nesses locais. No entanto, o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, afirma que as questões burocráticas podem prejudicar produtores em todo o pais.

Só poderão ser renegociadas as operações de crédito rural contratadas em municípios que tenham decretado estado de emergência ou de calamidade pública a partir de 1º de janeiro do ano passado no Espírito Santo. Nos demais estados, o prazo conta a partir de 1º de outubro de 2015.

A situação de emergência deve, a principio, ser reconhecida pelo estados, e posteriormente remetida ao Ministério da Integração. Porém, "infelizmente essa necessidade dos dois órgãos dificulta o acesso a medida", explica Rosa afirmando que poucos municípios tem hoje a situação de emergência regularização junto ao Ministério.

Para os municípios do Espírito Santo e da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a renegociação valerá para as linhas de crédito de custeio – manutenção da lavoura – e investimento – compra de máquinas, equipamentos e realização de obras nas propriedades rurais. Os produtores de soja do Centro-Oeste só poderão renegociar as operações de investimento.

Com perdas significativas nas últimas safras, o produtor está descapitalizado [e a medida com uma serie de restrições] deve trazer dificuldade de acesso ao crédito, com implicações diretas nos investimentos da temporada 2016/17. "Possivelmente teremos uma área menor de plantio" na safra que inicia-se oficialmente nesta quinta (15), afirma Rosa.

"Estamos formando uma grande bola de neve que tratará consequências a produção e a economia dos municípios, estados e país", acrescenta.

Confira abaixo nota oficial do Mapa:

Renegociação de dívidas dá fôlego ao produtor para a próxima safra, diz secretário de Política Agrícola

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nessa quarta-feira (14), a renegociação de dívidas de produtores do Centro-Oeste, Espírito Santo e da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). “A medida dá fôlego ao produtor para honrar seus compromissos e obter novos recursos para a próxima safra”, diz o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.

Os produtores têm dificuldade de pagar suas dívidas com as instituições financeiras por causa das perdas na safra 2015/2016, provocadas principalmente pela seca. Segundo o secretário, a renegociação atendeu à reivindicação do setor produtivo junto ao governo.

No Espírito Santo, a medida contempla as dívidas de custeio e investimento na cultura do café. Na região do Matopiba, a renegociação vale para todas as culturas, nas duas modalidades de financiamento. No Centro-Oeste, também se destina a todas as lavouras, mas apenas para os débitos de investimento.

A renegociação só pode ser feita nos municípios onde tenha sido decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública, por causa de seca ou estiagem, a partir de 1º de janeiro de 2015 no Espírito Santo; e a partir de 1º de outubro do ano passado nos outros estados contemplados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas+Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • roberto andrea maffessoni Cascavel - PR

    Se as empresas de seguro cumprissem com respeito ao produtor, não teriamos necessidade de implorar negociações de custeios etc...

    0