Soja e milho em Santiago/RS já sentem efeitos do La Niña com escassez de chuvas na região

Publicado em 04/12/2017 10:31
Confira a entrevista com Julio Freitas - Presidente do Sindicato Rural de Santiago - RS
Região já tem de 90% a 95% da safra plantada, porém, as precipitações ainda são de baixo volume e muito irregulares. Potencial da nova safra de soja já está ameaçado, bem como do milho, que está em plena fase reprodutiva. Ventos frios e fortes contribuem para o ressecamento do solo e também prejudicam.

LOGO nalogo

O produtor Rural de Santiago/RS, Julio Freitas, destaca que a safra 2017/18 da soja está com o plantio avançado na região, apesar de os efeitos do La Niña já virem sendo sentidos pelas lavouras. As chuvas já se mostram mais periódicas e volumes são decrescentes. tais condições acabam  comprometendo o potencial produtivo das lavouras devido a falta de umidade no solo.

Outro fator que preocupa os produtores são os custos de produção elevados, já que na safra anterior teve um bom volume produzido, mas a rentabilidade não foi proporcional. “Ainda é muito cedo, para estimar um volume de produção ou um percentual de quebra. Nós temos que acompanhar e torcer para que a condição climática se modifique”, explica.

Contudo, as previsões mostram que para os próximos 15 dias os volumes de chuvas são limitados, e essa influência do La Niña pode também comprometer o cultivo do milho - que está em plena fase reprodutiva -, caso não chova. “Todos os institutos indicam que nos meses de dezembro e Janeiro pode ter o La Niña, sendo que as características não são de chuvas, o que pode comprometer outras culturas”, completa. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário