Novo presidente da Aprosoja -MT pontua os principais desafios da entidade para os próximos anos

Publicado em 18/12/2017 17:04
Custo de produção, Classificação da soja e movimento para acabar com a Lei Kandir são pontos polêmicos que precisam ser discutidos pelos produtores

LOGO nalogo

O presidente do Sindicato Rural de Sinop (MT), Antônio Galvan, foi eleito na semana passada como o novo presidente da Aprosoja Mato Grosso, em gestão que irá durar de 2018 a 2020.

Ele, que assume a posse a partir de janeiro, destacou que o estado enfrenta vários desafios no que tange à produção de soja neste momento, sendo o principal deles o custo de produção, que vem sendo afetado pelo custo de defensivos e do combustível, que faz disparar o valor dos fretes.

Galvan aponta que um estudo do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (IMEA) trouxe à tona o fato de que apenas 19% dos produtores do estado conseguem realizar o plantio com recursos próprios, contra 40% na safra 2015/16. Para ele, os produtores estão tendo prejuízo mesmo colhendo bem. Nesta questão, também estão envolvidos os parâmetros de classificação da soja que pode ser utilizada a nível industrial, para os quais a Aprosoja trabalha no desenvolvimento de parâmetros mais claros.

Também entram no radar questões como a discussão no Senado Federal pela revogação da Lei Kandir e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) - este último, que possui duas versões, não está sendo aplicado em sua primeira, que envolve as produções de soja, boi, algodão e madeira no estado.

"O homem foi movido a desafios e a gente não pode fugir quando é chamado a isso", conclui Galvan, que agradece a oportunidade de ter sido eleito e diz que os trabalhos desenvolvidos na entidade estão de "portas abertas".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário