Além das perdas na Argentina serem irreversíveis, soja a ser colhida pode ter menos peso e qualidade comprometida

Publicado em 07/03/2018 18:04
Semana a semana, novos levantamentos são feitos e novas perdas são registradas em relação ao que vinha sendo divulgado anteriormente pela instituições Argentinas

LOGO nalogo

O professor Ricardo Balardin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), conversou com o Notícias Agrícolas para analisar a situação das lavouras de soja na Argentina. Semana a semana, novos levantamentos são feitos e novas perdas são registradas em relação ao que vinha sendo divulgado anteriormente.

Com esse cenário se prolongando, a redução poderá ficar mais acelerada, como destaca Balardin. Com as altas temperaturas e a falta de água, a soja possui uma situação restrita para se desenvolver fisiologicamente, com dificuldade de buscar nutrientes e de reter um número adequado de flores e vagens, bem como reduzir sua área foliar e ter problemas no enchimento de grãos, com mais soja sendo necessária para fazer a mesma saca.

A situação é, portanto, muito ruim para os argentinos e esses fatores trazem reflexo para a soja brasileira do ponto de vista comercial. Com os grãos mais leves, a produtividade poderá sofrer novas perdas.

Além disso, a situação é ainda mais crítica porque os argentinos só podem plantar soja durante o período de verão, gerando um comprometimento em toda a cadeia. Para o professor, a produtividade perdida até então não deve se recuperar, bem como a propriedade de proteína do grão deve se perder.

A situação é diferente do Rio Grande do Sul porque o estado brasileiro possui problemas em uma área menor. Contudo, as áreas que receberam poucas chuvas no estado possuem um cenário similar ao dos argentinos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário