Impasse sobre fretes trava novos negócios com a soja no Pará

Publicado em 13/06/2018 12:06
Vanderlei Silva Ataídes - Presidente Aprosoja Pará
Diante das incertezas, empresas se retiraram do mercado e negócios seguem parados. Contratos realizados antecipadamente são entregues aos poucos. Boa parte da safra de soja precisa ser negociada na região. Cerca de 12% da produção ainda será colhida. Perspectiva é de queda no rendimento das lavouras nesta temporada.

LOGO nalogo

A comercialização da safra da soja e do milho ainda segue parada no Brasil em função da espera de uma nova definição para a tabela de preços mínimos dos fretes. No estado do Pará, as negociações feitas anteriormente estão sendo escoadas aos poucos.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado do Pará, (APROSOJA/PA), Vanderlei Silva Ataídes, não há novas comercializações a mais de duas semanas, pois algumas empresas saíram do mercado. “Nós já estamos vivendo um cenário de baixa com a soja, agora as tradings suspenderam as compras e não sabemos o que vai acontecer”, afirma.

Até o momento, cerca de 12% da das áreas cultivadas com a soja precisam ser colhidas na região de Paragominas, mas a expectativa é que o rendimento fique abaixo do esperado nesta safra. “A soja que foi plantada tardiamente não está produzindo como a planta que foi semeada na janela certa. Isso porque, nos tivemos um atraso na entrega dos adubos e fertilizantes”, destaca.

Em relação aos prejuízos, a liderança ressalta que os produtores da região norte ficaram afetados duas vezes com a greve dos caminhoneiros e com essa indefinição dos preços mínimos para os fretes. “Isso tem tirado o sossego dos produtores, pois ficamos surpresos com esse movimento e com os fretes. E esperamos que seja resolvido o mais rápido possível para não agravar os compromissos de ninguém”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário