Produtores de MT já plantaram 50% da área de soja e negociaram 1/3 da nova safra. Condições favoráveis geram boas expectativas
Podcast
Entrevista com Daniel Latorraca Ferreira - Superintendente do Imea - Cuiabá/MT sobre o Panorama da safra da soja no MT
Download
As condições climáticas favoráveis nesta temporada contribuíram para o avanço do plantio da soja no estado do Mato Grosso. Até o momento, os produtores rurais já cultivaram 50% da área destinada à cultura da oleaginosa e já negociaram boa parte da safra nova.
De acordo com o Superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia agropecuária (Imea), Daniel Latorraca Ferreira, alguns municípios do estado já tem quase 80% da área cultivada. “A evolução do plantio está cada vez mais acelerado por conta das janelas da segunda safra e também pelas as chuvas que beneficiam a semeadura”, afirma.
Com a maioria das áreas já cultivadas, os produtores rurais estão com boas perspectivas para a atual temporada que pode ter um bom potencial de produtividade e favorecer a segunda safra de milho e algodão. “Em relação ao mesmo período do ano anterior, nos tínhamos 26% da área plantada no estado. Então, esta safra bateu recorde na semana passada”, conta.
Atualmente, a área a ser destinada à cultura é de 9,619 milhões de hectares com uma produtividade estimada em 56 sacas/ha. “Nós podemos ter uma leve redução de rendimento se comparado ao ano passado, mas mantendo o patamar acima dos 55 sacas que atingimos na safra 2016/17”, destaca.
Nesta temporada, os produtores rurais investiram em tecnologia para ter lavouras com mais qualidade e não aumentaram a área semeada. “Apenas 2% das propriedades são áreas de primeiro e segundo ano, sendo que já atingimos um percentual de 19% na safra 2013/14”, comenta.
Os custos de produção se mantiveram nos patamares de R$ 3.616,00 por hectare, tendo em vista que é um valor muito semelhante ao ano anterior. “O que resta é muita atenção ao operacional do plantio, principalmente no controle de desenvolvimento da safra e a comercialização do que ainda falta”, diz Ferreira.
Contudo, os produtores rurais estão atentos com a sanidade das lavouras para não terem que realizar muitas aplicações de fungicidas. “Muitas propriedades já se prepararam para isso e inclusive acrescentaram aos custos. Agora é aguardar e manter o nível de controle elevado para não ter nenhuma surpresa futuramente”, pontua.
Preços
Na localidade, as referências para a soja está na média de R$ 65,00 a saca e cerca de 33% da safra já foi comercializada. “O maior desafio dessa safra é as negociações, pois tem muitas incertezas. A demanda está forte, mas não estamos conseguindo precificar de forma correta”, completa.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto