Com colheita atrasada pela chuva de fevereiro, Darcinópolis tem produtividades variadas na soja

Publicado em 15/03/2019 11:42 e atualizado em 15/03/2019 20:39
514 exibições
Município de Tocantins registra 40/50% já colhido e deve fechar com produtividades entre 55 e 57 sacas por hectare até o final da colheita que deve ser em abril. Primeiras áreas colhidas foram destinadas ao plantio do milho safrinha e restante terá cobertura com brachiaria ou milheto.
Marcílio Fernandes Marangoni - Engenheiro Agrônomo de Darcinópolis - TO

Podcast

Entrevista com Marcílio Fernandes Marangoni - Engenheiro Agrônomo de Darcinópolis - TO sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

Download

LOGO nalogo

A colheita da soja em Darcinópolis no Tocantins começou ainda no final de janeiro, mas as fortes chuvas de fevereiro atrasaram os trabalhos que ainda estão entre 40 e 50% do total da área cultivada. Até o momento os produtores da região estão encontrando produtividades muito variadas, e a expectativa é de obter média na casa das 55/57 sacas por hectare ao final da colheita que deve acontecer em abril.

Quando olham para o mercado, alguns produtores conseguiram fixar uma parte dessa produção e agora enfrentam preços mais baixos do que seria necessário para lucrarem com a atividade, em um ano agrícola que teve problemas climáticos, queda na produtividade, aumento no custo de produção e agora preços aquém do esperado.

Diante desse cenário, o engenheiro agrônomo de Darcinópolis/TO, Marcílio Fernandes Marangoni, aconselha aos produtores investirem cada vez mais na qualidade dos solos de suas propriedades.

O produtor precisa cuidar melhor do seu solo. A gente está tendo resultados reais nessa safra em que, quem teve maior investimento em solo, compactação, correções, proteção de solos e palhadas boas está tendo redução de produtividade, mas está menor, uma quebra bem menor do que áreas em não foi feito nenhum tipo de manejo, diz Marangoni.

Confira a entrevista completa no vídeo.

Por Guilherme Dorigatti
Fonte Notícias Agrícolas

Nenhum comentário