Aprosoja SC tenta reverter decisão do governador do estado que taxou insumos agrícolas com 17% de ICMS

Publicado em 21/08/2019 10:46
Alexandre Alvadi Di Domênico - Presidente da Aprosoja SC
Próxima safra de verão pode fica até 12% mais cara no estado com taxação já valendo. Produtores catarinenses estão apreensivos e área cultivada e tecnologia empregada pode ser menor.

Os insumos agrícolas em Santa Catarina receberam uma taxação de 17% de cobrança de ICMS a partir do dia 1 de agosto. Com a próxima safra de verão batendo a porta, os produtores do estado estão apreensivos e com dúvidas sobre quais serão as condições para iniciar os plantios que devem começar ainda este mês com o milho em algumas áreas do estado.

Segundo o presidente da Aprosoja SC, Alexandre Alvadi di Domênico, o setor agrícola não apresenta rentabilidade compatível com este salto de 0 para 17% de ICMS e tal cobrança deve, no final da safra, representar aumento geral de até 12% no custo das lavouras desta próxima safra de verão.

Com a data para iniciar os trabalhos de semeadura chegando, a associação corre atrás do apoio de outras entidades e representantes governamentais para tentar reverter essa decisão e possibilitar mais segurança ao produtor rural catarinense.

De acordo com Domênico, essa situação pode reduzir área plantada nas próximas safras, aumentar a dependência de produtos vindos de outros estados e até mesmo aumentar o contrabando de defensivos via Argentina e Paraguai.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja SC no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário