Plantio da soja em Laguna Carapã/MS enfrentou muitas dificuldades e algumas áreas devem perder até 40% de produtividade
Podcast
Plantio da soja em Laguna Carapã/MS enfrentou muitas dificuldades e algumas áreas devem perder até 40% de produtividade
Download
Os trabalhos de plantio da safra de soja 2019/20 foram muito complicados em Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul. A semeadura teve início logo em 15 de setembro, mas foi interrompida pela irregularidade das chuvas e 70 dias de estiagem, o que empurrou o término das atividades apenas para os últimos dias.
Segundo o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS, Antônio Rodrigues Neto, muitas áreas do município tiveram que passar por replantio, algo entre 20 e 30% do total, e a perspectiva já aponta que a produtividade ficará 40% menor do que o esperado.
Neste momento, a situação é a contrária na região, que registrou 250 mm de chuvas acumuladas nos últimos dias e os produtores já se preparam para aumentar o número de aplicações de defensivos das 2/3 previstas para 4/5.
Além desta dificuldade com a soja, a segunda safra de milho também deve ser comprometida, já que a janela de cultivo será empurrada para frente, o que aumenta o risco de geadas no inverno. Sendo assim, a área de milho deve ficar 30% menor em 2020, com o produtor apostando mais no plantio da braquiária, aveia e trigo.
Confira a entrevista completa com o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS no vídeo.
0 comentário
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes