Sem 8% na tarifa de importação, Brasil pode comprar até 1 milhão de toneladas de soja dos EUA, estima Agrinvest

Publicado em 26/08/2020 17:30 e atualizado em 26/08/2020 19:47
Eduardo Vanin - Analista de Mercado da Agrinvest
Variação cambial e peso do PIS/Cofins sobre a venda dos derivados vai determinar ritmo das compras

Podcast

Sem 8% da tarifa de importação Brasil pode comprar até 1 mi/t de soja dos EUA, prevê Agrinvest

Download

 

A análise do mercado da soja feita pelo consultor da Agrinvest, Eduardo Vanin, ao site Notícias Agrícolas, pode ser dividida em dois momentos; os fundamentos que mexem com os preços do grão em Chicago e os impactos de uma tarifa de importação zerada para as cotações da soja no mercado interno. 

No que se refere aos preços da soja em Chicago, temos um cenário positivo para as cotações, porém dependente de confirmação de alguns fatores, vamos a eles: 

Oferta - Os impactos do fenômeno climático ''Derecho" e a deterioração das lavouras americanas em função de bolsões de seca em regiões produtoras nos EUA podem modificar os volumes de produção previstos até o momento. Diante desses fatores, o relatório mensal de oferta e demanda do mês de setembro ganha maior importância e vai ser fundamental para determinar o tamanho da oferta de soja na safra americana que está próxima de ser colhida. 

Demanda - As especulações de que a China comprará 40 milhões de toneladas dos EUA no ano safra 2020/21 são positivas para os preços da soja em Chicago, já que seriam volumes recordes, superando as 36 milhões de toneladas compradas na safra 2016/17.  Mas esses números só refletirão em altas nos preços se de fato esses volumes se confirmarem e mais do que isso, se o ritmo de compras for mais agressivo do que o registrado até o momento. Nas contas de Vanin, China já comprou até agora cerca de 20 milhões de toneladas dos EUA e teria que demandar outras 15 milhões de toneladas nos meses de novembro , dezembro e janeiro. Com as compras adiantadas nesses próximos meses, ficaria mais tranquilo cumprir até 31 de agosto de 2021, quando encerra essa temporada da soja americana, a meta de 40 milhões de toneladas.

Brasil

Já em relação ao mercado interno, um novo fator, a tarifa zero na importação do grão, pode ser um ponto determinante para contenção dos preços recordes registrados até agora. Sem a tarifa de 8% cobrada atualmente nas importações do produto americano e levando em consideração apenas a saída da soja dos EUA e a chegada às indústrias brasileiras, o potencial de compras do Brasil poderia chegar até 1 milhão de toneladas.

Leia Mais:

+ No Valor Econômico: Governo vai zerar tarifas de importação de soja, milho e arroz

+ ABPA é favorável à extinção de tarifas para importação de milho e soja

Mas o consultor da Agrinvest ressaltou que o ritmo dessas compras vai depender do dólar ( quanto mais baixo em relação ao real, mais vantajoso para o comprador) e das contas em relação ao PIS/Cofins, impostos que serão cobrados dos derivados (óleo e farelo) resultantes do esmagamento dessa soja americana, quando direcionados ao mercado interno.

Além disso, fatores como washouts (recompra de produtos) ou até mesmo realocação de origem também podem influenciar na formação interna dos preços da soja remanescente. 

Leia Mais:

+ "Finanças públicas não recomendam medidas como essa", diz economista da Farsul sobre TEC zerada para soja, milho e arroz

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Júlio Pedro Bertagnolli Borella Passo fundo - RS

    Quando as esmagadoras e as traders lucram bilhões em cima do produtor, ninguém fala nada. Mas agora que chegou a hora do produtor, finalmente, ter um pouco de lucro, fazem esse berrero, como um lote de bezerros desmamados... Baita sacanagem... não só com o produtor de soja, mas com o arrozeiro, com o produtor de trigo, etc. Aqui no RS quase ninguém tem mais soja disponível pra venda devido à estiagem.

    2
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      O governo federal nao deve se meter no varejo quando o mercado é desfavoravel ao grande consumidor, pois quando a situacao é inversa ninguem do governo se mete...

      3
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    E a Abiove ? Não sabia que estavam exportando mais do que deviam? como ficam agora seus clientes internos?

    1
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Esmagadores de soja brasileiros sao amadores, dormiram no ponto, e agora ficam com mi, mi, mi. Tá caro a soja? Entao espere Chicago subir, e o que irao fazer fechar as fabricas?

      O choro é livre, que importem dos EUA, quem sabe agora darao mais valor ao produtor Brasileiro. Será?

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Ouvi numa entrevista que a China teve uma epidemia de gripe suína em seu rebanho e tiveram que sacrificar coisa de 30 MM de cabeças.

      Em seguida veio esse vírus que provocou uma hecatombe mundial. Agora eles estão tentando recompor o seu rebanho suíno para estabilizar a oferta dessa proteína animal, muito apreciada pelos chineses.

      Para aumentar esse rebanho é necessário a produção de ração para esses animais e, o farelo de soja é a principal matéria prima do teor proteico dessa ração. Então essa fome dos chineses pela commodity, deve ser essa a principal razão.

      Acho que uma pessoa que poderia esclarecer melhor seria, nosso sempre mestre LIONES SEVERO.

      Por favor, Sr. LIONES...

      2
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      Paraguai está exportando uma boa tonelagem ao Brasil. Hudrovia do Rio Paraguay está tambem abaixo do nivel histórico. Bons negocios com valor agregado na fronteira.

      1
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Sr Rensi, na questão do comércio com a China, fundamentalmente o senhor já colocou o principal fator -- a recomposição do rebanho suíno, que está consumindo 36,8% de ração acima do ano passado... O banimento dos mercados de aves vivas e exóticas acrescentou muito consumo de outras proteínas-animais. O preço do milho no mercado chinês é 2 ½ superior aos preços negociados nos mercados ocidentais, o que fez aumentar o percentual de farelo de soja nas rações. Escapa a percepção sobre a elasticidade do consumo de alimentos na China, que a todo o ano acrescenta um ingresso - volumoso - de novos consumidores de proteínas animais. abraços

      2
  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Sonhar, nao paga nada, e de sonhos tambem se vive. Os consumidores de soja brasileiros sao passivos e mal acostumados, talvez devessem aprender a armazenar soja com is chineses para terem um colchao de estoque, mas não só na espreita querendo comprar barato do produtor endividado, pous bem feito, tetao que pagar muito caro a soja daqui pra frente, inclusive na proxima safra!!!

    0