HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Soja 2021/22: La Niña e choque na oferta de insumos irão trazer ainda mais turbulências para safra da América do Sul

Publicado em 20/10/2021 12:05 e atualizado em 20/10/2021 15:01
Matheus Pereira - Sócio-Diretor da Pátria Agronegócios
Mapas para os próximos meses mostram previsões de chuvas abaixo da média em partes do Centro-Sul do Brasil e acendem sinais de alerta para produtores do Brasil, Argentina, e partes do Paraguai e Uruguai. Falta de insumos dá apenas um "aperitivo" do que pode ser sentido na safra 2022/23. Pátria Agronegócios vê potencial de alta para os preços de soja e milho.

Podcast

Entrevista com Matheus Pereira - Sócio-Diretor da Pátria Agronegócios sobre o Mercado da Soja

Logotipo Notícias Agrícolas

A safra 2021/22 de soja do Brasil ainda deverá passar por uma série de turbulências caso se confirmem as condições climáticas que as previsões apontam para os próximos meses. Como explica o diretor da Pátria Agronegócios, já são 23,7% da área estimada cultivada com soja no país, registrando, portanto, o ritmo mais acelerado da história do país. "É o reflexo do clima que está ajudando e mais a capacidade de trabalho no campo", diz, em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta quarta-feira. Em todos os principais estados produtores o início da semeadura é bastante acelerado e bem mais adiantado do que no mesmo período do ano passado. 

WhatsApp Image 2021-10-20 at 10.11.52

No entanto, as atenções estão sobre as previsões de um novo La Niña podendo marcar o verão na América do Sul e "a preocupação agora é com a chegada de um padrão mais seco, principalmente no Sul do Brasil e na Argentina", a partir de meados de novembro, começo de dezembro. 

WhatsApp Image 2021-10-20 at 10.12.47

São esperadas chuvas abaixo da média de novembro até meados de abril, o que preocupa, inclusive, para a safrinha de milho 2022. E para os argentinos as preocupações são ainda maiores, o que traz uma atenção maior sobre a oferta que a América do Sul deverá entregar, efetivamente, ao mercado global de soja. 

WhatsApp Image 2021-10-20 at 10.12.08

"Hoje, a safra da América do Sul está estável, não há problemas para a semente que já foi colocada no chão, porém, as previsões climáticas não são saudáveis, o cenário está cheio de bandeiras vermelhas e isso vai agitar o mercado internacional e agitar do lado positivo. Nós aqui da Pátria vemos um forte viés de que as cotações de soja e milho no mercado internacional possam vir a reagir mais agressivamente, impulsionado pelos problemas climáticos que possam vira a surgir mais a frente", explica Pereira. 

Ainda sobre a Argentina, o analista reafirma que a atual safra sente a pressão de uma série de incertezas, que vai do quadro política - e a atual crise que permeia o governo Fernández/Kirchner - à elevadíssima carga tributária sobre a sojiciultura do país, além da escolha do produtor, que parece vir se confirmando, de "colocar mais milho do que soja no chão para plantar", o que também pode deixar a oferta argentina mais limitada do que o inicialmente esperado. 

E dessa forma, não ficam as atenções redobradas somente para a oferta de soja em grão, como também e, principalmente, ao mercado de derivados, uma vez que a Argentina é a maior exportadora mundial de óleo e farelo de soja. 

Leia mais:

+ Soja Argentina: Nova safra começa sob sombra de incertezas políticas e climáticas

O choque na oferta de insumos, especialmente nos problemas de distribuição de fertilizantes, é mais um fator que começa a ganhar espaço no radar dos mercados e, ainda segundo Pereira, é algo que traz apenas uma "pequena degustação do que será vivido na safra 2022/23". Em 30 de agosto, o diretor da Pátria deu outra entrevista ao Notícias Agrícolas afirmando que esta disrupção nas cadeias de abastecimento de insumos seriam um dos principais problemas da atual temporada. 

De outro lado, a consultoria ainda acredita em uma retomada mais intensa da demanda chinesa, a qual deverá se dividir entre a soja americana e a soja brasileira, e os EUA deverão liderar o quadro ao menos neste último trimestre, quando possuem produto mais barato e mais competitivo para os chineses. 

"A China não precisa só de soja futura, mas também disponível, física. Em uma estimativa feita na última quarta-feira, a China teria estoques para cerca de 30 dias, então estaria abastecida até meados de novembro (...) E o que vemos é que ela irá concentrar estas compras da mão para boca no solo norte-americano. E em 2022 vai comprar onde estiver barato", explica Matheus Pereira. 

O executivo afirma ainda que as cotações da soja seguem encontrando uma base fundamental já conhecida pelo mercado, mas afirma que este e os demais mercados de commodities permanecem muito atentos aos mercados de energias, que passam por uma crise global e registram um sistema claramente sobrecarregado. E esta sobrecarga segue estimulando a utilização dos biocombustíveis, o que também poderá servir como mais uma perna de suporte aos preços não só da soja, mas também do milho. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário