Renovabio gera demanda para etanol e deve estimular volta de investidores ao setor

Publicado em 25/04/2017 18:00
Confira a entrevista de Elizabeth Farina
Setor sucroenergético brasileiro tem que dobrar produção de etanol e atingir 50 bilhões de litros em 2030 para cumprir metas de redução nas emissões de gases de efeito estufa

A diretora-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina, conversou com o Notícias Agrícolas para debater o estado e as principais metas do setor, que serão discutidos na próxima edição do Ethanol Summit, a ser realizado nos próximos dias 26 e 27 em junho no World Trade Center (WTC), em São Paulo.

De acordo com Farina, a boa nova é que, pela primeira vez, o setor está junto com o governo discutindo um programa de longo prazo para o setor. Segundo ela, por muitos anos, só foram discutidas crises imediatas que desafogavam o setor, mas que não traziam confiança para retomar investimentos. Há, agora, uma janela de oportunidade importante, como define a diretora-presidente, após uma crise que encerrou a atividade de 80 usinas e deixou outras 70 em processo de recuperação judicial, desanimando os investidores.

Cada vez mais em pauta, o abastecimento de combustíveis leves é uma das principais preocupações, levando em conta a necessidade de oferecer uma oferta relevante de etanol, seja o etanol hidratado ou o etanol para mistura na gasolina. Por outro lado, há também uma novidade ambiental associada com compromissos que o Brasil assumiu para enfrentar as mudanças climáticas. Em 2015, foi feito um acordo envolvendo 200 países que levaram compromissos voluntariamente elaborados para enfrentar essas questões. Esse acordo foi ratificado em novembro de 2016 e, portanto, há uma meta de redução de 43% dos gases que provocam o efeito estufa até 2030. Assim, existe um desafio a ser cumprido pela área de energia no Brasil, por meio do programa Renovabio.

Para chegar lá, como destaca Farina, o setor precisa aumentar o consumo de etanol em 50 bilhões de litros. Atualmente, são produzidos de 28 a 30 bilhões de litros no Brasil. Por isso, o Ethanol Summit tem como mote realizar esse salto para 2030. O compromisso é desafiador por conta da capacidade de moagem estagnada e o Brasil precisa de investimentos para crescer essa capacidade de moagem - mas esse investimento só será destravado quando o investidor sentir que esse plano terá eficácia. O etanol reduz em até 90% a emissão de CO2 em relação à gasolina, mas deve-se lembrar que a escolha do consumidor deve ser preservada.

A oferta do setor de cana já foi aumentada em 20 vezes dos anos 1970 para 2000. Agora, o setor tem área para crescer sem desmatar e sem reduzir a produção de alimentos, com 64 milhões de hectares aprovados, sendo que apenas 7 milhões de hectares são utilizados atualmente. Farina destaca que não necessariamente o setor precisa aumentar área, mas também investir em resultados com novas variedades, novas formas de plantio, novas práticas agroeconômicas, novas inovações com equipamentos e também o desenvolvimento de cana de segunda geração. Isso tudo gera uma maior quantidade de cana por hectare produzida e, consequentemente, litros de etanol por hectare. Também há um forte investimento em pesquisa para deslanchar esse potencial.

O fim da crise, entretanto, não está decretado. Há usinas com desafios financeiros a serem enfrentados, mas isso também estará na agenda de discussões do Ethanol Summit, sendo uma questão que estará na agenda de discussões, seja com representantes governamentais, empresas, fornecedores, muitos desafios, mas os fundamentos do futuro, segundo Farina, são sólidos. O evento também irá celebrar os 30 anos de bioeletricidade, que tem a meta de ser 45% da matriz de energia brasileira.

Para saber mais sobre o evento, acesse: https://ethanolsummit.com.br/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Alberto Vasques Barbosa Bragança Paulista - SP

    Em 2015, em Paris, foi assinado um acordo envolvendo quase 200 países que se comprometeram a reduzir a emissão de CO2, um dos principais vilões na geração do efeito estufa. O Brasil colocou uma proposta voluntária, tendo como meta a redução de 43% na emissão de CO2 até 2030, comparado ao que era emitido em 2005. A Srª Elizabetth Farina, presidente da Única, em entrevista ao Notícias Agrícolas dá uma explicação bem didática com relação ao principal objetivo do setor sucroenergético brasileiro. Aproveito mais uma vez do tema aqui exposto, para perguntar aos brasileiros, quando vão acordar para a energia solar fotovoltaica? O etanol, reduz em até 90% a emissão do CO2 se comparado aos combustíveis fósseis, mas a energia solar fotovoltaica o faz em 100%. Na Alemanha em 2030, será proibida a fabricação de automóveis a combustão enquanto aqui, o país com condições de grande aproveitamento da radiação do solar, fala-se em produzir 50 bilhões de litros de Etanol. Eu não consigo entender o por que de não se investir naquilo que é mais do que o óbvio para a sustentabilidade do planeta. Sustentabilidade, nada mais é do que respeito à natureza, será que é tão difícil enxergar isto?

    23
    • Edmeu Levorato Uberaba - MG

      Carlos Alberto compartilho integralmente com sua opinião. No entanto enquanto se fala de etanol como opção ao combate ao aquecimento global tenho certeza que no momento os governos realmente decidirem adotar politicas neste sentido a energia solar e o carro elétrico entrará como uma velocidade inimaginável. Os alemães com seus instintos pragmáticos já adotaram a dianteira e todo mundo irá atras tenha certeza. No Brasil é assim mesmo, temos a tradição de adotar os caminhos mais longos possíveis. O etanol infelizmente é um combustível anti economico, precisa de estímulos fiscais para sobreviver e sua sobre vida creio eu está bem curta.

      3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr CARLOS instale energia fotovoltaica na sua casa e ai vai ter oportunidade de **enxergar isso***----

      3
    • Carlos Alberto Vasques Barbosa Bragança Paulista - SP

      Em minha casa já utilizo energia fotovoltaica e digo para que todos possam saber: é tudo de bom. Sei que estou colaborando com as próximas gerações quanto a sustentabilidade do planeta e o melhor, economizando um bom dinheiro.

      8
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Carlos Alberto desejo lhe fazer algumas perguntas , não por ser chato, mas porque gostaria de ter certeza da real utilidade dessa forma de energia;;

      1) So' usa na casa, ou utiliza também na oficina ordenhadeira etc--

      pergunto isso porque a corrente continua não faz diferença na iluminação, mas não e' ideal para motores elétricos---

      2)--O investimento, se paga em quantos anos--

      Obrigado

      0
    • Carlos Alberto Vasques Barbosa Bragança Paulista - SP

      Carlo, como foi bom você me perguntar isso!!! Começo a entender agora o porque das pessoas terem tanta resistência a energia elétrica gerada pelo sol. Sabe qual a única diferença da energia gerada pelo sol e pela água, ou por outro meio qualquer que possa ser? A energia gerada pelo sol é gerada em CORRENTE CONTÍNUA e as demais em CORRENTE ALTERNADA. No entanto, existe um equipamento chamado INVERSOR, que transforma a CORRENTE CONTÍNUA em CORRENTE ALTERNADA. Dentre eles os mais baratos que geram aquilo que chamamos de onda senoidal quadrada, mas que funcionam perfeitamente em determinadas tarefas, e os de alta tecnologia que geram onda senoidal pura, que nada mais é do que a CORRENTE ALTERNADA que utilizamos em lâmpadas, geladeiras, TV's, motores de qualquer potência, bombeamento de água a qualquer distância e a qualquer altura, secadores de grãos, enfim, energia elétrica idêntica aquela que é gerada pelos grandes geradores de Itaipu ou de qualquer outra hidrelétrica, ou termoelétrica, seja a fonte que for.

      0
    • Carlos Alberto Vasques Barbosa Bragança Paulista - SP

      Porém aqui vem a grande diferença, a energia solar fotovoltaica é limpa, renovável e inesgotável, porque não acaba com a fauna e a flora, e a vida dos ribeirinhos que tinham seus lares onde hoje tudo está inundado; não emite CO2 como as termoelétricas, que geram energia a partir da queima de combustíveis fósseis (diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina, etc), contribuindo cada vez mais com o aquecimento global do planeta; como as nucleares, que quando acontece algum acidente, seja técnico ou por adversidades da natureza, causam efeitos tão desastrosos para o ser humano que dispensa comentários.

      1
    • Carlos Alberto Vasques Barbosa Bragança Paulista - SP

      No oeste da Bahia existem centenas de hectares sendo irrigados usando-se a energia solar fotovoltaica. São motores com a potência de 150 a 200 CV, em corrente alternada que são alimentados por energia elétrica, venha ela de onde vier, do sol, da água, do diesel, do urânio, afinal ENERGIA ELÉTRICA é ENERGIA ELÉTRICA. Se pegarmos uma roda d?água e utilizarmos a força de um riacho ela irá gerar energia elétrica, em pouca quantidade mas irá gerar energia elétrica. O mesmo acontece com a energia solar fotovoltaica, se colocarmos um único painel solar, ele também irá gerar pouca energia elétrica, tendo a diferença que já expus acima, a forma da corrente, a vinda da água em CORRENTE ALTERNADA e a vinda do painel solar em CORRENTE CONTÍNUA, mas lembra-se do INVERSOR? Pois é os inversores tem exatamente a função de transformar a corrente contínua em alternada, para que possamos utilizar a energia gerada pelo sol em qualquer finalidade que se possa imaginar.

      0
    • Carlos Alberto Vasques Barbosa Bragança Paulista - SP

      ABB, FRONIUS, SANTERNO, WEG, ECOSOLYS, ENPHASE, SMA, ADVANCED ENERGY, SUNGROW, BONFIGLIOLI, INGETEAN, SCHEIDER, KAKO, OUTBACK, PHB, B&B estas são marcas de alguns dos principais fabricantes de inversores. Acho que ficou um pouco grande a resposta para a um único item de sua pergunta, que foi a respeito do uso da energia solar. Por isto coloquei em vários pedaços. Quanto ao segundo item que é em quantos anos o investimento se paga, é muito variável estar sendo exato, porque depende muito do valor do kWh cobrado pela sua concessionária e da região que você mora, mas existem casos que o investimento se paga a partir de 4 anos e outros que chegam a 10 anos, mas eu diria a você que o prazo médio para o retorno do investimento varia de 5 a 7 anos. Você sabia que a garantia para um sistema solar fotovoltaico é de 25 anos? Isto significa que, se você demorar 5 anos para recuperar seu investimento, ainda terá pelo menos 20 anos de energia elétrica totalmente gratuita. Está lançado aqui um desafio àqueles que clicaram na mãozinha virada para baixo nos comentários, depois de lerem ainda continuam com o mesmo pensamento? Estou à disposição daqueles que se julgavam entendedores a ponto de criticarem de forma negativa. Obrigado

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Carlos Barbosa, ninguém critica de forma negativa, isso é só um sinal de que as pessoas não concordaram com voce, aqui a coisa é democrática. E posso afirmar que ninguém aqui é contra a energia solar, como posso afirmar que a grande maioria também sabe que aquecimento global e efeito estufa são uma grande farsa.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Nossa !! fiquei meio espantado com a veemência da sua resposta---Neste momento constatei 19 dedinhos negativos---Eu lhe fiz essa pergunta , porque de vez em quando me da' na cabeça de ficar meio independente das companhias distribuidoras----Certa vez o globo rural apresentou a fazenda do Tarcisio Meira que produzia energia elétrica com o gás do biodigestor dos porcos---Entao Energia Elétrica e' um insumo de grande importancia para o agricultor especialmente para aqueles que se adentram no sertão onde as distancias tornam impossível levar energia por meio de linhas e postes----Antigamente a energia solar era muito cara e o pioneiro no Brasil e' um amigo meu cujo nome e' Bruno Toppel que vendeu a Positron e investiu tudo na energia fotovoltaica construindo uma fabrica em Vargem Grande para esse fim----Deu com os ** burros na agua **e desistiu---Alguns anos depois dele desistir começaram a chegar Paineis Chineses bem mais em conta e a partir disso começou a se tornar viável---Mas atualmente a tecnologia avança muito rapidamente por isso fico sempre atento a esse detalhe QUE FOI O MOTIVO DA MINHA PERGUNTA DOBRE O RETORNO DO INVESTIMENTO-----Com relação aos inversores não sei se estou atualizado mas um dez anos atrás havia dois tipos de inversores----Os eletrônicos mais baratos e utilizados em pequenas e medias potencias geravam tensão de pico quadrado ----Os motores elétricos são projetados para tensão de forma senoidal e quando alimentados com onda quadrada geram harmônicas de alta frequência---Estas harmônicas de alta frequência criam perdas adicionais na superfície do rotor cujo calor reduz a vida útil da isolação do motor---Mas eu gostaria de ver antes de morrer o sucesso da energia solar---

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Esqueci de lhe agradecer a sua resposta ,,,que faço agora---Aproveito também para corrigir DOBRE para SOBRE--

      0
    • Carlos Alberto Vasques Barbosa Bragança Paulista - SP

      Dez anos em se tratando de tecnologia, podemos falar em mudanças radicais. Os inversores atuais de onda senoidal pura são equipamentos robustos e altamente confiáveis. A WEG, assim como outros fabricantes, oferece uma linha completa para aplicações que vão desde as residenciais até o mercado de usinas solares. O maior projeto que já trabalhei teve como potência do sistema 4.324 kWp, com a geração de 7.004.888 kWh por ano, trazendo uma economia financeira estimada por ano em R$ 4.202.933,00 e economia na emissão de CO2 de 567 ton/ano. O único erro de seu amigo, o Bruno Toppel, foi o de ter sido um visionário, mas pode ter certeza que se fosse nos dias de hoje, ele teria ficado milionário. A maioria dos brasileiros ainda não conseguem, sequer diferenciar, o que venha a ser aquecimento solar e energia fotovoltaica, e ai está a justificativa para os 19 dedinhos negativos. Não sei a sua idade, mas acredite que vai viver sim o suficiente, não só para ver o sucesso desta fonte de energia como valer-se dos benefícios da mesma. Ah, não existem mais locais onde a distância possa impedir a chegada da energia elétrica, o máximo que pode acontecer é ter que armazenar a energia gerada durante o dia em banco de baterias. Simples assim.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O Bruno ainda e' vivo--Quando vendeu a Positron para ABB durante um ano viajou o mundo inteiro e voltou com a ideia da energia solar---A ideia era boa mas prematura, perdeu quase tudo nela-----

      Mas o motivo dos 19 dedinhos negativos estã na resposta do sr Rodrigo, não e' por causa da energia solar, agricultor tem ojeriza de ambientalista que menciona CO2----

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlos, sei que seus conhecimentos sobre o tema são vastos, mas gostaria de dar uma contribuição. Já existem grandes projetos de energia solar que usam o sal como acumulador de energia. O sal entra em estado liquido perto dos 800º C, essa temperatura é obtida através de placas solares. Ele é mantido estocado a altas temperaturas, quando é noite, o sal passa parte dessa temperatura para a água através de serpentinas, que transforma-se em vapor, acionando as turbinas que geram eletricidade. Essa é uma forma de gerar energia elétrica em períodos noturnos e quando não há sol. Esse sistema já funciona em alguns projetos em outros países. Quanto ao progresso, as noticias estão aí para quem quiser se inteirar e, a porta para adentrar esse novo mundo chama-se "INDÚSTRIA 4.0", que nada mais é Quarta Revolução Industrial, é um termo que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Não sabia, muito interessante, obrigado.

      0
    • Fernando Engler Palotina - PR

      Algumas considerações, não sendo contra a energia solar, mas lembrando que ela não é tão santa assim: 1) aquecimento global antropológico como aparece na TV e na grande mídia é mentira; 2) efeito estufa é benéfico ou a temperatura do planeta seria 15ºC menor, em média; 3) calor não é problema, o problema é uma glaciação e estamos apenas alguns graus acima dela; 4) energia solar é benéfica mas tem impactos ambientais negativos severos, que a mídia não fala porque interessa vender célula fotovoltaica fabricada na Holanda, enquanto a energia hidrelétrica é tecnologia nacional; 5) para se gerar a energia gerada por Itaipu seria necessária uma área maior do que o Estado do Paraná tomada por células fotovoltaicas; 6) não pode ter floresta em área de geração de energia solar, pois não pode ter sombra; 7) se formos produzir apenas nos desertos teremos que importar a energia; os telhados das casas não somam área suficiente; mesmo nos desertos mais áridos existem mais de 40 espécies de mamíferos residentes e seriam desalojados; 8) a energia hidrelétrica só precisa respeitar três regras básicas e é a mais sustentável de todas: reflorestamento ciliar, canal de piracema e indenização correta aos ribeirinhos que tiverem suas áreas alagadas; 8) o carro elétrico precisa de energia elétrica que será gerada na Alemanha em uma central nuclear ou em uma termoelétrica que queima carvão ou gás natural; é uma utopia acreditar que porque o carro seja limpo porque não gera poluentes diretamente; 9) energia eólica também tem problemas, ela acaba com os morcegos e várias espécies de pássaros da região onde é instalada; 10) e o mais importante, o CO2 é o gás da vida, sem ele a vida do planeta acaba; sem o O2 acaba a vida dos seres superiores, onde nós nos encontramos, mas sem o CO2 acaba a vida dos seres primários das cadeias alimentares e consequentemente todo o resto, inclusive nós...

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Carlos Alberto essa do sr Fernando e' mais uma argumentaçao justificando os seus dedinhos negativos que agora são 21

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Depois de toda essa troca de ideias cheguei a conclusão que energia solar e' útil para residências e instalações muito distantes de areas habitadas ou seja ao longo dos rios amazônicos e em pleno sertão de desbravamento de novas terras

      0
    • Carlos Alberto Vasques Barbosa Bragança Paulista - SP

      Do que são feitas as células fotovoltaicas? De silício. Qual o material que o Brasil tem em abundância? Silício. Podemos sim nunca termos tido interesse em fabricá-las. Acredito que a usina de Itaipu não esteja somente em solo brasileiro, estou errado? O efeito estufa é benéfico sim, desde que controlado. Alguém aqui falou em produzir somente a energia fotovoltaica? Se nos desertos mais áridos existem mais de 40 espécies de mamíferos, pergunto, e fora deles, saberia me dizer a quantidade de seres vivos existentes em nossa fauna e flora? Respeitar três regras? Não é utopia falar em respeito ao que foi citado? Onde foi feito o reflorestamento ciliar, e o mais interessante, os ribeirinhos que tiveram suas terras alagadas será que foram indenizados de forma justa, ou foram expulsos por grileiros? A usina de Belo Monte, alagou uma área de 516 km², área esta que nunca mais poderá ser aproveitada porque virou água. E a fauna e flora desses 516km², e a mata nativa que foi encoberta, e no momento apodrece em baixo d'água gerando gases que contribuem com o crescimento do efeito estufa? Não é admissível dizer que a energia que os carros elétricos irão precisar, será gerada na Alemanha da forma que foi dito. Ninguém falou em acabar com o CO2, mas sim diminuir ou controlar a quantidade com que ele vem crescendo. Não sou o dono da verdade e nem é esta minha pretensão, só acredito que a ignorância é que atrapalha o crescimento de uma fonte alternativa na geração de energia elétrica, como disse, totalmente limpa e sustentável.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos). As empresas geradoras de energia têm áreas inundadas formando suas represas. Já existem projetos em andamento de instalação de painéis solares em estruturas flutuantes sobre esse lago. Com isso pode-se reduzir o fluxo de água para a geração de eletricidade, pois parte dela seria obtida através dos painéis solares.

      0
    • Fernando Engler Palotina - PR

      Sr. Carlos Barbosa... Como deixei bem claro, não sou contra de forma alguma à energia solar, eólica, etanol e cia ltda... A questão é outra... O Brasil tem silício aos montes mas não sabe transformar isso em células fotovoltaicas... E mesmo que souber vai ter que pagar royalties... É o mesmo caso do nióbio, fundamental para fazer naves espaciais e o Brasil detém 98% das reservas mundiais, só que o Brasil não sabe fazer naves espaciais, se quisermos algumas delas vamos pagar bem caro... A questão do CONTROLE do efeito estufa é ridícula, os caras querem um TRIBUNAL MUNDIAL que teria poderes acima dos países que assinarem essa proposta e perderão sua soberania!!! Não estão nem aí para o clima, é uma desculpa para ter o CONTROLE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO PLANETA... Só isso... E você concorda com isso??? Itaipu é binacional mas o Brasil só utiliza 30% de seu potencial hidrelétrico, países desenvolvidos estão com 100%... Entre no Google Maps e veja o entorno de Itaipu se não está reflorestado, se não tem o canal de piracema e se algum ribeirinho não foi indenizado... As regras que citei sobre hidrelétricas já fazem parte das leis do país, basta cobrar o judiciário para trabalhar corretamente, o que entendo seja meio difícil, mas no tempo dos militares eram cumpridas... A Usina de Belo Monte foi uma gambiarra que só tem 42% de eficiência devido às intervenções do Ministério do Meio Ambiente e Marina Silva, que desperdiçaram o potencial de uma mega usina que é uma agulha no palheiro da Amazônia... E concordo contigo num ponto, a ignorância atrapalha bastante mesmo, mas o principal obstáculo são os interesses econômicos...

      0
    • Carlos Alberto Vasques Barbosa Bragança Paulista - SP

      Fernando falamos de dois mundos diferentes, embora no mesmo país. Você fala em Itaipu e eu contra argumento com Belo Monte. Mas o meu primeiro comentário foi exatamente no sentido de "POR QUE NÃO SE UTILIZAR A ENERGIA FOTOVOLTAICA" no Brasil, ao invés de ficar torrando rios de dinheiro com a produção de ETANOL (compromisso da ÚNICA com o governo), para atingirem a meta que estipularam para a produção de 50 bilhões de litros até 2030, e usando para isto a redução de CO2?

      0
    • Fernando Engler Palotina - PR

      Ok, mas essa meta é ridícula... O Brasil precisa rasgar esses tratados que está assinando por aí e que visam eliminar o nosso desenvolvimento... Somos o país com a maior participação de fontes de energia renovável do planeta, 45% se não me engano, então ficar assinando papel com compromissos ridículos e que comprometem o nosso desenvolvimento não é lá coisa muito inteligente... Sobre o ETANOL o governo só precisa autorizar que se faça a fiscalização na saída das usinas, ao invés de exigir que o produto seja transportado até a refinaria de petróleo mais próxima para ser avaliado e depois liberado para a distribuição; deveria ser um sistema parecido com a fiscalização sanitária de frigoríficos - resumindo, o álcool é produzido em uma cidade, viaja até a refinaria mais próxima e depois volta para ser distribuído aos postos da cidade de origem... Não tem como ser competitivo desta forma...

      0
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      A questão básica é a seguinte... as grandes usinas de alcool foram, na maior parte, "vendidas" para grupos multinacionais... e eles precisam de venda garantida da produção... procure saber quem estipula as metas...

      1
    • Fernando Engler Palotina - PR

      Mas essa concentração da cadeia produtiva do etanol já foi muito bem descrita aqui no fala produtor... E o mesmo acontece na carne, na soja, no frango, etc... Poucos comprando e quando um tem problema o governo, ao invés de dividir as empresas falidas, financia a compra delas via BNDES para alguém do cartel, aumentando o problema de concentração das cadeias produtivas, que é o COMUNISMO PRIVADO que impera no mundo moderno...

      1
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      Corretissimo, Fernando... na verdade, é o processo de escravização sendo adotado... milhões trabalhando para um reduzido bando de ladrões apoderarem-se do resultado financeiro...e agora vai ser pior, porque abriram as portas para o "capital privado" multinacional adquirir milhões de hectares a preço vil, e ainda largamente financiado... sabes que tais "recursos" servirão para ajudar a pagar os juros da dívida pública, algo em torno de 700 bilhões de reais anualmente, mais ou menos 42% do orçamento público... e que não para de crescer....

      0