Como na soja, adoção de ensaio nacional de cana ajudaria mitigar riscos iguais da seca de 2018, que derrubou variedades campeãs
Podcast
Entrevista com Guilherme Rossi Machado Jr. - Consultor sobre a Seca derruba canas campeãs
Download
O estado de São Paulo chegou a registrar mais de 140 dias sem precipitações e acabou comprometendo a produtividade dos canaviais. Para resolver esse problema, o ideal seria adotar um ensaio nacional com a cana-de-açúcar para amenizar os riscos climáticos desfavoráveis na safra.
De acordo com o consultor, Guilherme Rossi Machado Junior, essa estiagem foi muito semelhante a que aconteceu em 1988 que derrubou bastante a produtividade. “Esse problema é bastante cíclico, nos sabemos das dificuldades com as condições climáticas e a cana-de-açúcar e outros cultivos. Neste ano, a falta de chuvas foi a coadjuvante na diminuição de produtividade”, afirma.
Com relação às variedades, o consultor destaca que as mais modernas estão sujeitas a sofrer com as adversidades climáticas já que não haviam passado por uma seca. “Esse fato tem desestimulado alguns produtores e houve uma diminuição de área cultivada em 344 mil hectares”, comenta.
Na última safra, a produção de cana-de-açúcar no estado de São Paulo ficou próxima de 71 toneladas por hectare. “Realmente é uma quebra muito grande se comparada com os anos anteriores sendo que isso é devido a uma serie de fatores além da seca. Dentre os fatores foi o baixo índice de reforma nos canaviais, a longevidade das áreas cultivadas com a cultura e a mecanização”, destaca.
Machado Junior ainda salienta que o país conta com um ensaio nacional para a soja e para o milho, mas não tem para a cana-de-açúcar para devem ser testado em todos os ambientes e os programas de melhoramento. “Isso seria fundamental para saber qual variedade é ideal para cada região”, completa.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY