Leilão do governo para contratação de energia adicional de usinas a biomassa deve sair nos próximos dias

Publicado em 18/06/2021 15:47 e atualizado em 18/06/2021 16:52
Leonardo Caio Filho - Diretor de Tecnologia e Regulação da Cogen
Total de 1.800 GWh de energia adicional já estaria pronto para ser disponibilizado ao sistema, além de 3.500 GWh para 2022, segundo levantamento da Cogen e UNICA

Podcast

Entrevista com Leonardo Caio Filho - Diretor de Tecnologia e Regulação da Cogen sobre energia pelas usinas

Download
 

LOGO nalogo

O governo brasileiro, através do Ministério de Minas e Energia (MME), deve publicar nos próximos dias uma portaria para solicitação de audiência pública para tratar das diretrizes de um leilão de contratação de energia das usinas a biomassa para ampliar a oferta no sistema em meio à crise hídrica que afeta a produção das hidrelétricas, segundo a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), que se reuniu com representantes do MME nesta semana.

“Nós entendemos que o leilão deverá ocorrer ainda no final de junho ou começo de julho, já para que consigamos absorver toda essa energia disponível em 2021 e possivelmente em 2022 também”, disse ao Notícias Agrícolas Leonardo Caio Filho, diretor de tecnologia e regulação da Cogen.

Somente neste ano, a biomassa conseguiria fornecer um total de mais de 1.800 GWh de energia adicional ao sistema, a partir de julho. Em 2022, este número pode chegar a 3.500 GWh, segundo levantamento realizado em conjunto pela Cogen e a União da Indústria da Cana de Açúcar (UNICA). Essa geração pode vir de pelo menos 100 empreendimentos, dando suporte importante para o setor em meio escassez de água nas usinas hidrelétricas.

Ao longo de 2020, as biomassas pouparam 15 pontos percentuais dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que estão atualmente em 30,26%. “Ou seja, se nós não tivéssemos tido biomassas em 2020, hoje, ao invés de 30,26%, nós estaríamos em 15,26%. Então a importância na preservação dos reservatórios é muito significativa. E esse potencial adicional disponível, equivale poupar pelo menos mais 2 pontos percentuais”, disse Caio Filho.

No país, a cogeração conta com 627 usinas com 19,01 GW de capacidade instalada – o que corresponde a mais de 10,8% matriz elétrica brasileira (175,7 GW) e equivale a 1,36 usinas hidrelétricas de Itaipu (14 GW). Deste total, 62,4% representam a cogeração a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário