Leilão do governo para contratação de energia adicional de usinas a biomassa deve sair nos próximos dias
Podcast
Entrevista com Leonardo Caio Filho - Diretor de Tecnologia e Regulação da Cogen sobre energia pelas usinas
Download
O governo brasileiro, através do Ministério de Minas e Energia (MME), deve publicar nos próximos dias uma portaria para solicitação de audiência pública para tratar das diretrizes de um leilão de contratação de energia das usinas a biomassa para ampliar a oferta no sistema em meio à crise hídrica que afeta a produção das hidrelétricas, segundo a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), que se reuniu com representantes do MME nesta semana.
“Nós entendemos que o leilão deverá ocorrer ainda no final de junho ou começo de julho, já para que consigamos absorver toda essa energia disponível em 2021 e possivelmente em 2022 também”, disse ao Notícias Agrícolas Leonardo Caio Filho, diretor de tecnologia e regulação da Cogen.
Somente neste ano, a biomassa conseguiria fornecer um total de mais de 1.800 GWh de energia adicional ao sistema, a partir de julho. Em 2022, este número pode chegar a 3.500 GWh, segundo levantamento realizado em conjunto pela Cogen e a União da Indústria da Cana de Açúcar (UNICA). Essa geração pode vir de pelo menos 100 empreendimentos, dando suporte importante para o setor em meio escassez de água nas usinas hidrelétricas.
Ao longo de 2020, as biomassas pouparam 15 pontos percentuais dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que estão atualmente em 30,26%. “Ou seja, se nós não tivéssemos tido biomassas em 2020, hoje, ao invés de 30,26%, nós estaríamos em 15,26%. Então a importância na preservação dos reservatórios é muito significativa. E esse potencial adicional disponível, equivale poupar pelo menos mais 2 pontos percentuais”, disse Caio Filho.
No país, a cogeração conta com 627 usinas com 19,01 GW de capacidade instalada – o que corresponde a mais de 10,8% matriz elétrica brasileira (175,7 GW) e equivale a 1,36 usinas hidrelétricas de Itaipu (14 GW). Deste total, 62,4% representam a cogeração a partir do bagaço da cana-de-açúcar.
0 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro