Marcelo De Baco: Mercado do trigo opera sobre o câmbio e clima...

Publicado em 04/03/2021 15:55 e atualizado em 04/03/2021 20:03
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Ucrânia projeta safra recorde de grãos em 2021 (exclusivo da Reuters)

LOGO REUTERS

KIEV (Reuters) - A maioria das safras ucranianas de grãos de inverno está em excelentes condições graças ao clima favorável que pode elevar a produção a nível recorde em 2021, de mais de 75 milhões de toneladas, disse um alto funcionário do governo nesta quinta-feira.

"Entendemos que o clima afetará o volume, mas a partir de agora... se não prevermos qualquer força maior, vemos um resultado muito positivo", disse Taras Vysotskiy, vice-ministro da Economia encarregado da agricultura, à Reuters.

Ele disse que o volume pode incluir 29-30 milhões de toneladas de trigo, 9,5 milhões de toneladas de cevada e pelo menos 34 milhões de toneladas de milho.

A ex-república soviética colheu cerca de 65 milhões de toneladas de grãos em 2020, incluindo 25,1 milhões de toneladas de trigo, 30,3 milhões de toneladas de milho e 7,76 milhões de toneladas de cevada.

Vysotskiy disse que um salto no volume pode permitir que a Ucrânia aumente os embarques de exportação para 50-53 milhões de toneladas na temporada de julho-junho de 2021/22, de 45,4 milhões de toneladas esperadas para a temporada atual.

Ele disse que o volume de exportação pode incluir 21-22 milhões de toneladas de trigo, em comparação com 17,5 milhões de toneladas em 2020/21.

Vysotskiy disse que uma colheita abundante e um consumo doméstico estável tornariam desnecessárias quaisquer restrições à exportações, mesmo levando em consideração as restrições impostas pela vizinha Rússia.

A Rússia dobrou seu imposto de exportação de trigo para 50 euros por tonelada em uma tentativa de conter a alta inflação dos preços dos alimentos em meio à pandemia do coronavírus.

Comerciantes da Índia praticamente param vendas de açúcar e arroz ao Irã

LOGO REUTERS

MUMBAI/DUBAI (Reuters) - Comerciantes indianos pararam quase totalmente de assinar novos contratos de exportação com compradores iranianos de commodities como arroz, açúcar e chá, devido à cautela sobre as reservas cada vez menores em rúpias de Teerã com bancos indianos, disseram seis autoridades do setor à Reuters.

"Os exportadores estão evitando negociar com o Irã, uma vez que os pagamentos estão atrasando meses", disse um negociante de Mumbai de uma casa de comércio global.

As reservas de rúpias do Irã no UCO e no Banco IDBI da Índia, as duas instituições autorizadas a facilitar o comércio de rúpias, esgotaram-se, e os exportadores não têm certeza se serão pagos a tempo por novos carregamentos, disse o revendedor.

Sob as sanções dos EUA, Teerã não pode usar dólares americanos para realizar transações de vendas de petróleo.

Anteriormente, o Irã tinha um acordo para vender petróleo à Índia em troca de rúpias, que usava para importar produtos essenciais, incluindo commodities agrícolas, mas o governo indiano parou de comprar petróleo de Teerã em maio de 2019, depois que uma isenção das sanções dos EUA expirou.

Teerã continuou usando suas rúpias para comprar produtos da Índia, mas depois de 22 meses sem vendas de petróleo bruto as reservas em rúpias do Irã ficaram escassas, disseram as fontes, que pediram anonimato, citando a privacidade dos negócios.

A República Islâmica comprava principalmente arroz basmati, chá, açúcar, farelo de soja e medicamentos da Índia.

"Os exportadores de arroz estão preocupados com o mecanismo de pagamento atual", disse Vijay Setia, um exportador de arroz e ex-presidente da Associação de Exportadores de Arroz da Índia.

"Houve muito atraso nos pagamentos dos embarques do ano passado. Os exportadores receberam os pagamentos seis meses após os embarques", disse Setia. No primeiro trimestre de 2020, o Irã importou quase 700.000 toneladas de arroz basmati da Índia, mas no mesmo período deste ano os embarques devem ser "insignificantes", disse Setia. No ano passado, o Irã foi o maior comprador de arroz basmati e açúcar da Índia. O Irã atende a mais de um terço de sua demanda de açúcar e arroz por meio de importações, estimam traders.

O Ministério do Comércio do Irã e o Banco Central do Irã se recusaram a comentar o assunto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário