Potencial da safra de trigo gaúcha segue promissor, diz Emater

Publicado em 11/09/2025 17:31 e atualizado em 11/09/2025 18:13

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O desenvolvimento da safra de trigo do Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal no Brasil, continua satisfatório, com 55% das lavouras no final do ciclo vegetativo, 30% em floração e 15% em enchimento de grãos, apontou nesta quinta-feira boletim semanal da Emater.

"O potencial produtivo do trigo segue promissor, em razão do bom estande de plantas e das temperaturas amenas, que favorecem o ciclo da cultura", destacou.

O órgão ligado ao governo gaúcho notou que a permanência de elevado teor de umidade no solo, decorrente das chuvas frequentes, tem dificultado o manejo fitossanitário, principalmente a aplicação de fungicidas preventivos.

"Apesar das dificuldades operacionais, a sanidade da cultura está apropriada na maior parte das regiões", ponderou.

A área cultivada no Estado está projetada em 1,2 milhão de hectares, queda de 10% na comparação com 2024, segundo a Emater, que estima a produtividade em 2.997 kg/ha.

Essa projeção indica produção de 3,59 milhões de toneladas em 2025, ante 3,7 milhões em 2024, segundo os dados.

A Emater relatou ainda que o plantio de milho da nova safra avançou em ritmos distintos, conforme as condições climáticas de cada local.

"As chuvas frequentes, em algumas regiões, limitaram o trabalho das máquinas em áreas preparadas, e as baixas temperaturas retardaram a germinação em lavouras recentemente implantadas."

Por outro lado, o estande das lavouras está adequado, mesmo com o crescimento inicial reduzido em função das temperaturas baixas.

A cultura do milho deverá apresentar na safra 2025/2026, área de 785.030 hectares, segundo dados preliminares da Emater, que espera produtividade de 7.376 kg/ha.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário